Kosmokrats – Review

A Guerra Fria é um dos meus tópicos favoritos da história mundial, e geralmente ela é apresentada tanto em filmes quanto em jogos do ponto de vista americano, mas e os Soviéticos? Kosmokrats é um jogo espacial que traz esta abordagem, mas como será que ele se sai?

Em Kosmokrats, você controla um “descascador de batatas”, ou seja, um tripulante da estação espacial russa que acaba tendo que pilotar o drone de montagem dela pois o piloto dele não pode fazer isso no momento.

O jogo começa de maneira bastante simples: você deve conectar as peças da estação e completá-las o mais rápido possível para causar o menor número de danos à sua nave e receber as melhores recompensas possíveis de alimentação.

Conforme o jogo vai avançando, você vai encontrando puzzles cada vez mais complexos, mas o jogo não para aí. Além dos puzzles, Kosmokrats também oferece uma história bem interessante.

Como eu comentei anteriormente, estamos acostumados a conhecer a Guerra Fria do lado dos Estados Unidos, mas como era a vida dos Soviéticos? Bom, no enredo do jogo, nós vamos descobrindo isto, além de interações fictícias com americanos (que são chamados de capitalistas dentro do jogo) e somos colocados diante de escolhas difíceis, como salvar mais astronautas capitalistas e assim gastar nosso suprimento de comida mais rapidamente ou não.

Este enredo contribui bastante para o jogo, já que, mesmo os puzzles sendo interessantes, nem sempre eles sustentam a vontade de continuar o jogo por muito tempo. Com esta história, o jogo se sustenta bem melhor, e realmente instiga o jogador a descobrir como o game se desenrola.

Aliás, vale ressaltar aqui que, dependendo das suas escolhas, a história pode desenvolver diferentes narrativas, o que incentiva o jogador a tentar encontrar outros finais.

Graficamente, Kosmokrats é um jogo bastante simples. Os personagens são estilizados e me lembraram um pouco os gráficos de alguns simuladores dos anos 90. A trilha sonora do jogo é boa, e ele felizmente conta com legendas, menus e diálogos em português.

Mas e aí, Kosmokrats vale a pena?

Kosmokrats é um jogo interessante por nos oferecer puzzles desafiadores e também uma história contada da perspectiva dos Soviéticos durante a Guerra Fria. Não é o tipo de jogo que eu diria que é imperdível, mas é bastante original e dificilmente vai fazer você se arrepender de jogá-lo.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PC fornecida pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

Kosmokrats é um jogo interessante por nos oferecer puzzles desafiadores e também uma história contada da perspectiva dos Soviéticos durante a Guerra Fria. Não é o tipo de jogo que eu diria que é imperdível, mas é bastante original e dificilmente vai fazer você se arrepender de jogá-lo.

Nota final

65
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Puzzles desafiadores
  • História interessante e cheia de possibilidades

Contras

  • Os puzzles acabam tornando-se monótonos e prejudicam um pouco o ritmo do jogo
Publicado por
Tags: Kosmokrats

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade