Kosmokrats – Review

A Guerra Fria é um dos meus tópicos favoritos da história mundial, e geralmente ela é apresentada tanto em filmes quanto em jogos do ponto de vista americano, mas e os Soviéticos? Kosmokrats é um jogo espacial que traz esta abordagem, mas como será que ele se sai?

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Em Kosmokrats, você controla um “descascador de batatas”, ou seja, um tripulante da estação espacial russa que acaba tendo que pilotar o drone de montagem dela pois o piloto dele não pode fazer isso no momento.

PUBLICIDADE
YouTube video
Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

O jogo começa de maneira bastante simples: você deve conectar as peças da estação e completá-las o mais rápido possível para causar o menor número de danos à sua nave e receber as melhores recompensas possíveis de alimentação.

Conforme o jogo vai avançando, você vai encontrando puzzles cada vez mais complexos, mas o jogo não para aí. Além dos puzzles, Kosmokrats também oferece uma história bem interessante.

Como eu comentei anteriormente, estamos acostumados a conhecer a Guerra Fria do lado dos Estados Unidos, mas como era a vida dos Soviéticos? Bom, no enredo do jogo, nós vamos descobrindo isto, além de interações fictícias com americanos (que são chamados de capitalistas dentro do jogo) e somos colocados diante de escolhas difíceis, como salvar mais astronautas capitalistas e assim gastar nosso suprimento de comida mais rapidamente ou não.

Este enredo contribui bastante para o jogo, já que, mesmo os puzzles sendo interessantes, nem sempre eles sustentam a vontade de continuar o jogo por muito tempo. Com esta história, o jogo se sustenta bem melhor, e realmente instiga o jogador a descobrir como o game se desenrola.

Aliás, vale ressaltar aqui que, dependendo das suas escolhas, a história pode desenvolver diferentes narrativas, o que incentiva o jogador a tentar encontrar outros finais.

Graficamente, Kosmokrats é um jogo bastante simples. Os personagens são estilizados e me lembraram um pouco os gráficos de alguns simuladores dos anos 90. A trilha sonora do jogo é boa, e ele felizmente conta com legendas, menus e diálogos em português.

Mas e aí, Kosmokrats vale a pena?

Kosmokrats é um jogo interessante por nos oferecer puzzles desafiadores e também uma história contada da perspectiva dos Soviéticos durante a Guerra Fria. Não é o tipo de jogo que eu diria que é imperdível, mas é bastante original e dificilmente vai fazer você se arrepender de jogá-lo.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PC fornecida pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

Kosmokrats é um jogo interessante por nos oferecer puzzles desafiadores e também uma história contada da perspectiva dos Soviéticos durante a Guerra Fria. Não é o tipo de jogo que eu diria que é imperdível, mas é bastante original e dificilmente vai fazer você se arrepender de jogá-lo.

Nota final

65
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Puzzles desafiadores
  • História interessante e cheia de possibilidades

Contras

  • Os puzzles acabam tornando-se monótonos e prejudicam um pouco o ritmo do jogo
Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.