Reviews

GTA: The Trilogy Remastered – Review

Lançado em 11 de novembro de 2021, GTA: The Trilogy infelizmente se tornou um grande exemplo do que não se fazer em um remaster. Os jogos originais dessa trilogia são os mais amados por todos os fãs de GTA ao redor do mundo inteiro, e a expectativa para esse remaster estava alta, e infelizmente não correspondeu em nada.

Primeiro precisamos contextualizar vocês com a história por trás desse remaster. A War Drum Studios foi responsável pelo porte mobile do GTA San Andreas e posteriormente fizeram um porte para Xbox 360 e Playstation 3. Mas essas versões de PS3 e Xbox 360 ficaram conhecidas como o pior porte de GTA que já existiu, e isso pode ter acontecido por conta da War Drum Studios ter feito o porte baseado na versão mobile do jogo (que até hoje não entendo o motivo disso ter acontecido).

Mas para que contextualizar tudo isso? Porque a War Drum Studios voltou a trabalhar para a Rockstar Games novamente, só que dessa vez com o nome de Grove Street Games, e ela ficou responsável por esse remaster da trilogia de GTA.

A Grove Street Games (antiga War Drum Studios) refez o jogo na Unreal Engine 5, mas o visual do remaster não está nada bom. Em todos os 3 jogos que estão no remaster, o modelo dos personagens parece ser feito de plástico, além de muitos bugs visuais acontecendo a todo momento.

A ideia por trás do remaster era fazer algo atualizado, mas que ao mesmo tempo entregasse uma nostalgia com os gráficos fieis ao modelo original (ao menos foi isso que a Rockstar Games disse), e esse tipo de ideia não costuma funcionar muito bem e essa trilogia provou isso mais uma vez.

Os saudosistas com certeza irão sentir a nostalgia ao jogar todos os 3 jogos do pacote, já que eles são basicamente os mesmo, mas com as texturas maiores, atualizadas e um sistema de combate um pouco melhor do que o original.

E não entenda errado, todos os três jogos são maravilhosos! Especialmente GTA San Andreas que marcou a infância da maioria dos Brasileiros, e poder rejogar eles hoje em dia com uma outra cara é uma experiência incrível.

Mas tudo isso não justifica os erros que o remaster em si cometeu. O jogo foi lançado com inúmeros bugs e alguns recursos faltantes, como por exemplo a névoa que traz imersão para o jogo, essa névoa permite que você tenha uma impressão de que o mapa é maior e você não consegue ver o final dele. Mas não foi isso que aconteceu nos jogos, onde você conseguiria ver o final do mapa e até mesmo as texturas acabando, quebrando completamente a imersão.

Inúmeros bugs marcaram o lançamento do jogo, a Rockstar lançou um patch que corrigia alguns deles, como a chuva que não permitia o jogador enxergar nada na frente dele.

Mais do que qualquer outra coisa, jogar esta trilogia em 2021 me forçou a considerar o que é uma “remasterização” em um nível fundamental. É apenas melhorar os gráficos e tornar os personagens principais um pouco mais detalhados? Ou poderia haver algo mais nisso? Eu joguei todos esses 3 jogos a minha infância inteira, e definitivamente esse remaster não faz jus a grandiosidade desses jogos.

Além do efeito nostalgia, GTA Trilogy não tem mais nada de bom a oferecer, com muitos bugs mesmo após o patch de correção, gráficos que te levam facilmente ao “vale da estranheza”, e as mecânicas de combate levemente melhoradas não justificam o preço que a Rockstar Games está cobrando por esse remaster.

Resumo para os preguiçosos

GTA Trilogy tenta mesclar os gráficos antigos do jogo com jogabilidade e gráficos atuais. O resultado disso não ficou bom, gerando muitos bugs, estranheza visual e um gostinho de “poderia ter sido bem melhor”.

Apesar disso, a nostalgia ainda bate muito forte, pois os jogos permanecem essencialmente os mesmos e você muitas vezes se verá pensando em como esse jogo era maravilhoso na época do Playstation 2.

Nota final

30
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Os jogos permanecem essencialmente os mesmos
  • A nostalgia ao jogar é maravilhosa

Contras

  • Uma quantidade absurda de bugs
  • Péssima qualidade gráfica no remaster
  • Personagens parecem ser feitos de plástico
  • A imersão é constantemente quebrada pela textura ruim dos personagens e das cidades.
Publicado por
Tags: GTA

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade