A Fórmula 1 teve uma verdadeira ressurgência de popularidade nos últimos anos, e com isso o interesse por jogos como F1 23 é cada vez maior. Como será que o capítulo desse ano da franquia mais rápida do mundo se sai? É o que vamos descobrir hoje.
Como eu comentei no meu review do ano passado, fazia muito tempo que eu não jogava nenhum jogo da franquia de corridas até jogar F1 22, e fiquei verdadeiramente impressionado na época com como ela havia evoluído, não apenas em gráficos, mas também em controles e também na forma como o conteúdo era oferecido dentro do jogo.
Comparando com o capítulo do ano passado, podemos ver que a Codemasters continua trabalhando na transformação da franquia em F1 23 para que ela não seja simplesmente um jogo de corrida para quem assiste a todo grande prêmio nos finais de semana, e sim também para quem casualmente acompanha o esporte (ou nem acompanha tanto assim) e quer jogar um jogo onde você possa correr a quase 300 por hora.
A primeira grande novidade de F1 23 é o retorno do “modo história” da franquia, chamado de Ponto de Frenagem. Aqui, você é um piloto disputando com o seu rival por uma vaga na equipe de automobilismo Konnersport e deve dar tudo de si para ser o escolhido.
As cutscenes do modo ficaram bem legais de se ver e ele como um todo é bem satisfatório de jogar, não parecendo apenas uma adição para encher linguiça e inflar o jogo, sendo algo realmente proveitoso.
Além disso, outra grande novidade de F1 23 são os aprimoramentos no sistema de direção do jogo. Caso você tenha, como eu, jogado F1 apenas na geração do Xbox 360, você provavelmente percebeu logo na primeira curva do jogo que é simplesmente muito diferente jogar um jogo focado na precisão e no automobilismo do que jogar um Forza ou Gran Turismo, por exemplo.
Felizmente aqui, o jogo se comporta um pouco diferente da simulação tão hardcore como era em anos anteriores, e ele está muito mais amigável na hora de sair correndo e fazendo curvas por aí.
O resultado disso pode acabar não agradando fãs mais hardcore da série, mas para crescer, F1 precisa atingir mais gente, e com um sistema de controle de carros mais amigável, a chance disso acontecer é bem maior.
O novo sistema de progressão do jogo é de longe uma das melhores novidades de F1 23. Com ele, você se sente incentivado a ficar voltando a o jogo toda hora, afinal há recompensas para basicamente tudo o que você fizer dentro do jogo, com prêmios diários, semanais e também sazonais, que variam em dificuldade dependendo do período em que eles ficam disponíveis dentro do jogo.
Obtendo essas premiações, você pode comprar novos cosméticos dentro do jogo, assim como adquirir profissionais melhores para a sua equipe e ir melhorando cada vez mais dentro das pistas disponíveis dentro do jogo. Fazendo uma analogia grosseira, esse seria o equivalente ao modo FUT de Fifa, ou seja, o que almeja ser o coração do jogo.
Outra novidade de F1 23 é que desta vez o jogo conta com todos os circuitos da temporada 2023 de Fórmula 1, ou seja, não fica aquela sensação de que o jogo foi lançado incompleto e sendo atualizado conforme a temporada foi avançando.
Para completar, é possível configurar as corridas para que elas não tenham a duração de um Grande Prêmio completo, afinal de contas, ninguém tem 2 horas para ficar na frente de apenas uma corrida. Elas continuam sendo longas mesmo assim, mas bem mais toleráveis.
Graficamente, F1 23 é um verdadeiro espetáculo visual. A sensação de velocidade é muito boa, e as pistas são belíssimas, com destaque para a pista de Las Vegas, uma das novas do jogo.
A trilha sonora também ficou bem legal, e o jogo felizmente vem com legendas e menus em português para maior entendimento do público brasileiro.
Mas e aí, F1 23 vale a pena?
F1 23 é um pacote bem interessante para os fãs do automobilismo, que certamente vão se sentir satisfeitos com o que o jogo tem a oferecer. Se você não joga a franquia há muito tempo, ou nunca jogou um dos jogos modernos, pode ter certeza que esse é o melhor ponto de partida da série.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox Series X fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
F1 23 traz diversas novidades como um sistema de corrida aprimorado, a inclusão de todas as pistas da temporada, o retorno do modo história na franquia e um sistema de progressão que vai te incentivar a continuar jogando o jogo.
O resultado disso é que ele é o melhor capítulo da franquia em anos, e certamente vai agradar tanto veteranos da série quanto curiosos para entrar no mundo do automobilismo.
Prós
- O novo sistema de controles facilita bastante a vida
- O sistema de progressão e recompensas ajuda a continuar jogando
- Retorno do modo Ponto de Frenagem
Contras
- Apesar das melhorias nos controles, F1 23 ainda continua sendo um jogo bem técnico que não é de massa