PUBLICIDADE
InícioReviewsDragon Ball XenoVerse - Review

Dragon Ball XenoVerse – Review

Lembro da primeira vez que joguei um jogo do Dragon Ball, nos meados nos anos 2000 em um emulador de Super Nintendo. O jogo em questão é Dragon Ball Z: Super Botuden 3, um jogo de luta de Dragon Ball, me diverti muito com aquele jogo, porém, com o passar do tempo, o jogo se tornou monótono, e, como na época eu possuía um PS2, decidi evoluir, e evoluí para o melhor jogo de Dragon Ball já feito até hoje: Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3. Outro jogo que era MUITO parecido com um jogo de luta como Street Fighter, mas trazia todos os golpes, poderes e personagens com os quais cresci.

PUBLICIDADE

Hoje, trago a vocês o review do possível sucessor de Dragon Ball Budokai 3 – Dragon Ball XenoVerse.

PUBLICIDADE

Dragon Ball XenoVerse, lançado no último dia 24 de Fevereiro, nos coloca na pele do nosso próprio herói lendário (não quis colocar Sayajin aqui para não ser injusto, mas convenhamos, alguém vai querer jogar com alguma outra raça?). Esse herói foi escolhido por Shenron (Shen Long) a pedido de Trunks para ajudar a reparar danos que estão sendo causados por toda a história de Dragon Ball.

Começamos então, construindo nosso personagem, a customização de personagens está muito bem feita e completa, mas voltamos nisso mais tarde, por enquanto eu gostaria de falar sobre as raças disponíveis para o personagem: Terráqueo, Sayajin, Raça Freeza, Namekuseijin e Majin. Cada uma dessas raças possui características únicas, e poderes únicos a serem aprendidos por elas. Os Sayajins, por exemplo, são os únicos que podem aprender a técnica de se tornar um Super Sayajin (o que faz total sentido). Também existem equipamentos que são restritos a raça e que atribuem pontos extras a algumas habilidades do herói.

Eu criei um Sayajin, por motivos óbvios. Após escolher a raça, você é levado a tela de customização do personagem, onde você pode escolher rosto, cabelo, olhos, porte físico, etc. Você também pode escolher o sexo do seu personagem (exceto Raça Freeza e Namekuseijins).

E então a história continua, num formato de “RPG”, onde você precisa cumprir algumas missões para aprender em total o controle do jogo e poder continuar na história principal do jogo. A história principal consiste em uma dupla de viajantes que estão voltando no tempo e alterando fatos históricos, como, por exemplo, a invasão dos Sayajins na Terra, a luta de Goku contra Freeza, etc. Seu papel é corrigir tudo o que eles estão estragando, o que te coloca nas batalhas principais do Anime.

dragon-ball-xenoverse-02
Esse cara sou eu
PUBLICIDADE

Os gráficos de Dragon Ball, apesar de serem simples, são gráficos que te dão prazer de olhar, e uma certa nostalgia se você acompanhou o anime pela TV Globinho ou Band Kids. Os cenários estão belíssimos e muito bem desenhados, e os personagens são exatamente como eu me lembrava.

A trilha sonora e qualidade de audio também não deixa a desejar, já que a música tema deste jogo é “Chala Head Chala”, música clássica do anime. A jogabilidade é muito boa, mas poderia ser melhorada (alguns kame-hame-has saíam para o lado contrário do alvo, mesmo com o alvo fixo), porém é uma jogabilidade deliciosa, com direito a impulso de ki e poder voar pelo cenário.

A gama de habilidades e poderes disponíveis também é muito grande, esses poderes você pode adquirir fazendo as side quests, ou comprando na loja in-game, por um preço. Todos os equipamentos e técnicas são vendidos por dinheiro in-game e não existe nenhuma maneira de adquirir dinheiro por fora do jogo.

PUBLICIDADE

dragon-ball-xenoverse-05

Há também um sistema de mestre, onde você conversa com um dos personagens do anime e você se torna aprendiz dele. Os mestres disponíveis (que eu encontrei até agora) são: Goku, Vegeta, Piccolo, Kuririn, Capitão Ginyu e Trunks. Existem muitos outros disponíveis, porém sua aparição é aleatória e pode demorar algum tempo até que alguns sejam liberados. Cada mestre, após ser derrotado em uma batalha, te ensinará uma habilidade única que só pode ser adquirida deles.

O jogo também possui um modo online que eu não pude testar, infelizmente. A conexão dos servidores não parece estável, já que, toda vez que eu tentava fazer login no servidor, eu era jogado para uma sessão solo. Inicialmente, eu pensei que isso pudesse ser algum problema com a minha conexão, porém, consegui jogar Advanced Warfare e GTA Online tranquilamente. Espero que esses problemas de conexão sejam resolvidos logo.

PUBLICIDADE

Também vi algumas pessoas reclamando em fóruns que o jogo na versão de PC trava após a luta contra o Freeza. Algo que não aconteceu com a nossa versão de PS4.

Resumo para os preguiçosos

Apesar de pouquíssimos bugs e os problemas de conexão que enfrentei, Dragon Ball XenoVerse é um jogo que está me divertindo por boas horas, e sei que mais horas virão, levando em conta que eu praticamente ignorei todas as side quests. Jogo recomendadíssimo para fãs do Anime.

Nota final

90
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Gráficos cartunizados que garantem o espírito do Anime
  • Lutas divertidíssimas
  • Visitas a cenas icônicas do Anime, como a batalha com Freeza, invasão dos Sayajins, etc
  • Presenciar um Genki Dama “pessoalmente” não tem preço

Contras

  • Problemas de conexão com os servidores, foi necessário desconectar o PS4 da internet para conseguir sair da tela inicial
  • Jogabilidade, apesar de muito boa, ainda precisa ser reforçada para impedir que ataques feitos na hora certa e na direção certa saiam para outro lado
PUBLICIDADE

23 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Cristian Machado
Cristian Machado
Colaborador