Decarnation, da Atellier QDB, Ă© o tipo de jogo que entretĂªm de um jeito diferente, com uma histĂ³ria profunda, pesada e que pode gerar excelentes reflexões sobre diversos assuntos. Considerando que me sentir desconfortĂ¡vel vĂ¡rias vezes enquanto experimentava o game, posso dizer que jogar Decarnation Ă© quase tĂ£o divertido quanto tomar um soco no estĂ´mago. Ainda assim, vale a pena.
Decarnation Ă© um jogo de terror Ăºnico, ambientado em Paris nos anos 1990, que desafia as convenções tradicionais do gĂªnero. A narrativa segue Gloria, uma dançarina de cabarĂ©, enquanto ela enfrenta uma sĂ©rie de conflitos internos e externos e explora temas complexos como a objetificaĂ§Ă£o e a mercantilizaĂ§Ă£o do corpo feminino, a sĂndrome de Estocolmo e a busca pela força interior para sobreviver a situações difĂceis.
A estĂ©tica retrĂ´ do jogo lembra a estĂ©tica de alguns jogos de Gameboy e Super Nintendo da dĂ©cada de 90. Algo que jĂ¡ se tornou bastante comum no gĂªnero que Decarnation explora. Mesmo com uma estĂ©tica relativamente simples, o game criar uma atmosfera desconcertante. A arte e a mĂºsica bastante competentes, com cenĂ¡rios intricados e uma trilha sonora assustadora. No entanto, o jogo tem sido criticado por sua falta de coesĂ£o na jogabilidade, com muitos elementos parecendo mais minijogos do que parte integrante da experiĂªncia.
Os minijogos variam de desafios de ritmo a quebra-cabeças, muitas vezes parecendo deslocados da histĂ³ria principal, quase como se no final das contas, Decarnation fosse um apanhado de jogos diferentes misturados em uma coisa sĂ³. Apesar dessas crĂticas, o jogo realmente possui uma atmosfera envolvente e consegue transmitir sentimentos complexos atravĂ©s de grĂ¡ficos simples.
AtĂ© Ă© possĂvel afirmar Decarnation Ă© mais do que um jogo, Ă© uma obra que tenta refletir as naturezas mais sombrias da sociedade. A experiĂªncia de jogar Decarnation Ă© muito marcante, explorando os sentimentos e pensamentos traumĂ¡ticos de Gloria, sua relaĂ§Ă£o amorosa com Joy, o relacionamento conturbado com a mĂ£e, alĂ©m de sua baixa autoestima. AlĂ©m disso, o jogo parece abusar do uso de situações complexas para formar os laços entre o jogador e GlĂ³ria, demonstrando um excelente uso de recursos de narrativa.
A figura emblemĂ¡tica de Bob, um personagem que parece ter saĂdo diretamente de um episĂ³dio de Arquivo X, adiciona uma camada extra de estranheza ao jogo. Decarnation nĂ£o se esquiva de temas pesados e nĂ£o Ă© recomendado para todos. NĂ£o chega a ser algo pesado no sentido explĂcito literal, mas Decarnation Ă© recheado de momentos que te fazem quase sentir mal ou no mĂnimo, desconfortĂ¡vel.
A experiĂªncia de jogar Decarnation Ă© mais parecida com a de uma peça de teatro em pixel art do que com a de um jogo tradicional. Muitos de seus cenĂ¡rios parecem ser confinados a pequenos espaços, preenchendo o jogo com cenĂ¡rios bem projetados. O jogo começa com Gloria, tendo dificuldades em se manter em Paris na dĂ©cada de 90, com sua profissĂ£o de dançarina de CabarĂ©.
Para cobrir as despesas, Gloria aceita ser modelo para a produĂ§Ă£o de uma estĂ¡tua com nĂº artĂstico. No dia da estreia da exposiĂ§Ă£o do artista em questĂ£o, Gloria e Joy, sua namorada, vĂ£o atĂ© o museu e GlĂ³ria acaba presenciando um homem apalpando sua estĂ¡tua de maneira constrangedora e objetificadora. ApĂ³s esse incidente, Gloria sente um imenso desconforto a ponto de nĂ£o ser sequer capaz de contar o que aconteceu Ă sua namorada.
Obviamente as coisas sĂ³ pioram com o desenrolar do jogo. A jĂ¡ citada excelente atmosfera do jogo Ă© intensificada pela trilha sonora composta por Akira Yamaoka, conhecido por suas melodias arrepiantes na trilha de Silent Hill. A mĂºsica, juntamente com o design de som incrĂvel, torna Decarnation um jogo difĂcil de definir jĂ¡ que apesar de desconfortĂ¡vel, o game Ă© capaz de manter seu interesse atĂ© ser terminado.
O foco principal de Decarnation Ă© contar uma histĂ³ria profunda e marcante. A narrativa Ă© o seu principal destaque e Ă© possĂvel perceber que em nenhum momento o game tenta vender uma imagem de ser mais do que realmente Ă©. Mesmo assim, todos os outros aspectos visuais e atmosfĂ©ricos tambĂ©m merecem destaque, ao passo que a jogabilidade de fato poderia ter sido melhor trabalhada no que diz respeito aos minijogos.
Em suma, Decarnation Ă© uma experiĂªncia de jogo Ăºnica que desafia as expectativas e oferece uma visĂ£o fascinante e perturbadora da mente humana. Embora possa nĂ£o ser para todos, aqueles que apreciam uma abordagem mais artĂstica e introspectiva dos jogos de terror encontrarĂ£o muito para apreciar aqui.
Resumo para os preguiçosos
Decarnation Ă© um jogo de terror Ăºnico, ambientado em Paris nos anos 1990, que desafia as convenções tradicionais do gĂªnero. A narrativa segue Gloria, uma dançarina de cabarĂ©, enquanto ela enfrenta uma sĂ©rie de conflitos internos e externos e explora temas complexos como a objetificaĂ§Ă£o e a mercantilizaĂ§Ă£o do corpo feminino, a sĂndrome de Estocolmo e a busca pela força interior para sobreviver a situações difĂceis. O jogo Ă© mais uma obra de arte que explora as naturezas mais sombrias da sociedade, com uma atmosfera desconcertante e uma trilha sonora assustadora. No entanto, a jogabilidade Ă© criticada por sua falta de coesĂ£o, com muitos elementos parecendo mais minijogos do que parte integrante da experiĂªncia.
Apesar de suas falhas, Decarnation Ă© elogiado por sua narrativa envolvente e atmosfera intensa. A experiĂªncia de jogar Ă© descrita como mais parecida com uma peça de teatro em pixel art do que com um jogo tradicional. A histĂ³ria Ă© atraente e os jogadores se encontram torcendo por Gloria, apesar de alguns elementos da jogabilidade parecerem forçados. O jogo toca em temas pesados e nĂ£o Ă© recomendado para todos. Em suma, Decarnation Ă© uma experiĂªncia de jogo Ăºnica que oferece uma visĂ£o fascinante e perturbadora da mente humana.
PrĂ³s
- Narrativa rica e complexa
- Atmosfera envolvente e desconcertante
Contras
- Falta de coesĂ£o na jogabilidade, com muitos elementos parecendo mais minijogos do que parte integrante da experiĂªncia.
- Alguns elementos do jogo podem parecer forçados ou deslocados da histĂ³ria principal.
- O jogo toca em temas pesados e pode nĂ£o ser recomendado para todos.
- Algumas partes do jogo podem fazer os jogadores se sentirem desconfortĂ¡veis ou perturbados