Categorias: HQ

Prefeito do Rio de Janeiro censura HQ da Marvel por conteúdo LGBTQ

Na noite da última quinta-feira (06) o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou que a HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças fosse recolhida da Bienal Internacional do Livro do Rio, que ocorre no Riocentro.

Em um comunicado publicado nas suas redes sociais o prefeito disse que o encadernado possui “conteúdo sexual para menores”, afirmando que o livro precisaria estar embalado em plástico preto e com um aviso na capa. Segundo ele, “não é correto que elas [crianças] tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com as suas idades”.

A HQ em questão foi escrita por Allan Heinberg e publicada originalmente em 2010. A história acompanha os personagens Wiccano e Hulkling, um casal abertamente homossexual, que em alguns momentos do quadrinho aparecem trocando gestos carinhosos e se beijando.

Essa polêmica teve início ainda na quarta-feira (04), quando o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) discurso na tribuna da Câmara Municipal, dissendo que pelo fato do autor ser assumidamente gay o conteúdo era uma “propagação e divulgação homossexual para as crianças”.

A censura da HQ rapidamente virou o principal assunto das redes sociais, e a Bienal se posicionou oficialmente afirmando que não recolherá o livro, já que a obra não apresenta nenhum tipo de conteúdo que seja considerado explicito ou desrespeitoso.

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”

A Bienal Internacional do Livro Rio começou na última sexta-feira (30) e vai até este domingo dia 8 de setembro.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies