O Xbox Series X tende a elevar o nível de benefícios dos jogadores para outro patamar. Além de aprimorar a experiência promovida pela retrocompatibilidade e o Xbox Game Pass, o novo console da Microsoft também contará com um sistema denominado “Smart Delivery“. Este, por sua vez, visa entregar aos jogadores a melhor versão dos mais variados títulos que estão disponíveis na plataforma.
Por exemplo, se você possui Gears 5 em seu Xbox One – seja ele derivado do Xbox Game Pass, ou uma compra realizada – será possível baixar a versão nativa do Xbox Series X sem custo adicional. Este método é algo comum para os jogos do PC, e costuma entregar a melhor versão para o jogador, de acordo com as atualizações feitas pelos desenvolvedores.
Dito isso, a Microsoft divulgou novos detalhes e uma lista inicial de títulos que estarão no Smart Delivery. Desta forma, já sabemos alguns dos jogos que poderemos comprar no Xbox One, e futuramente, receber sua versão nativa no Xbox Series X. É importante ressaltar que tal benefício é válido para todos os jogos do Xbox Game Studios, mas também projetos de outras empresas.
Logo abaixo, você confere uma lista com os títulos já confirmados no Smart Delivery.
- Halo Infinite
- Cyberpunk 2077
- Assassin’s Creed Valhalla
- Destiny 2
- DiRT 5
- Scarlet Nexus
- Chorus
- Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2
- Yakuza: Like a Dragon
- The Ascent
- Call of the Sea
- Gears 5
- Second Extinction
- Metal: Hellslinger
No entanto, as novidades não param por aí. De acordo com a Microsoft, o Xbox Game Pass também contará com alguns jogos disponíveis através do Smart Delivery, e que não necessariamente pertencem a gama de estúdios first-party. Consequentemente, cabe a cada desenvolvedor optar ou não por aderir ao sistema que será implementado no Xbox Series X.
Em suma, o texto menciona o seguinte:
“Também estamos felizes em confirmar que o Smart Delivery será ativado para títulos do Xbox Game Pass que o suportarem. Fora de nossos títulos do Xbox Game Studios, caberá ao desenvolvimento individual determinar se eles utilizarão a vantagem do Smart Delivery.“
Logo, a Microsoft reiterou que cabe aos desenvolvedores aderirem ao sistema Smart Delivery. Caso uma produtora opte por disponibilizar uma nova versão de seu projeto sem custo adicional, isso está totalmente liberado para o Xbox Series X.
Por fim, tais detalhes reiteram o impacto econômico que o Series X pode causar no consumidor. Sem a necessidade de adquirir o mesmo título múltiplas vezes, esse fator certamente impulsionará a vida útil de diversos projetos. Contudo, a lista ainda não está tão preenchida como gostaríamos, e ainda aguardamos a confirmação de alguns jogos de peso no catálogo. Este é o caso, por exemplo, do vindouro Avengers da Square Enix – cuja participação no sistema ainda não foi mencionada.