Categorias: Games

Xbox – Lançamento do Battle Royale de Call of Duty gera discussões sobre a Live

A Xbox Live pode ser considerada uma das redes de maior prestígio no âmbito dos consoles. Ao longo dos anos, este adicional do console da Microsoft angariou uma boa reputação em meio ao público da marca. Mas não somente isso, como também trouxe algumas adições interessantes e inovações para o meio Online. No entanto, uma velha discussão reacendeu recentemente, graças a chegada de outro título Multiplayer de grande porte.

Mais precisamente, falo de Call of Duty: Warzone, novo modo Battle Royale gratuito que será disponibilizado para Xbox One, PS4 e PC’s. Ao redor do mundo, o anúncio oficial gerou certa comoção – ao menos, o suficiente para levantar questões deixadas de lado. Neste caso, a chegada de Warzone trouxe à tona o debate sobre o formato pago da Xbox Live, que requisita de pagamento para viabilizar as funções Multiplayer do sistema online. Sendo assim, em duas frentes diferentes temos comentários como “deveria ser gratuito” e outros que defendem o formato pago da rede.

Em suma, a Xbox Live adota esse modelo de comércio desde os primórdios, e os donos do Xbox de longa data já estão “adaptados” para o modelo da Microsoft. Inclusive, mediante o pagamento, a Xbox Live adota a marca Gold, algo que confere benefícios além do próprio uso do Multiplayer.

Tal discussão ressurgiu graças a comparação equivocada com o modelo adotado pela PSN. No caso da Sony, jogos gratuitos não requisitam o pagamento da PS Plus, e em decorrência desse formato, os donos do PS4 poderão desfrutar Warzone sem custo adicional.

É importante que a Microsoft mude sua postura com o Xbox Series X?

Considerando a adesão ao modelo comercial, os donos do Xbox já estão educados à investir no serviço online – seja pela possibilidade de jogar com os amigos ou até mesmo pelos recursos extra, como a disponibilização de 4 títulos gratuitos. Sendo assim, para a base de jogadores já instalada, parece não haver necessidade de mudanças.

Em contrapartida, a marca Xbox também poderia se beneficiar de um formato gratuito quanto a Live. Incluindo o Multiplayer para jogos free-to-play, essa seria uma boa oportunidade de manter o investimento em projetos online sem necessariamente privar o jogador pela expiração de sua assinatura. Por consequência, mais pessoas podem investir em jogos online sem comprometer um valor fixo mensal, restando uma margem ainda melhor de crescimento para os desenvolvedores. Como resultado dessa mudança, a Microsoft poderia fortalecer ainda mais suas relações com empresas terceirizadas, e expandir o leque de jogos gratuitos para os donos do console.

Logo, existe uma boa oportunidade de expansão da Xbox Live com a chegada do aguardado Xbox SX. Considerando a tratativa quanto aos serviços da Microsoft, certamente veremos mudanças consideráveis na Gold ao longo dos próximos anos. Desta forma, talvez o requisitado formato gratuito possa se tornar uma pauta recorrente da marca na próxima geração.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies