Virtua Fighter pertence a um grupo seleto de games que marcaram história com avanços significativos. A franquia é a pioneira dos jogos de luta 3D e além de influenciar grandes jogos de luta como Tekken, SoulCalibur e Dead or Alive, também marcou a cena de jogos de luta ao trazer profundidade técnica e realismo sem precedentes para sua época. Desde o lançamento de seu primeiro título em 1993, Virtua Fighter não só definiu padrões mas ajudou a transformar os jogos de luta em uma arte competitiva.
Agora, décadas depois, Virtua Fighter 5 REVO chega como uma evolução natural da série, resgatando fãs de longa data enquanto busca conquistar uma nova geração. VF 5 foi originalmente lançado em 2006 e ao longo desses anos passou por algumas interações até chegar no lançamento da versão REVO. É interessante falarmos que no meio do caminho entre o lançamento original em 2006 até hoje o jogo passou por uma mudança profunda, quando a Ryu Ga Gotoku, famoso estúdio responsável pelas séries Yakuza, Like a Dragon e outras, assumiu a franquia e refez o jogo na Dragon Engine. A primeira versão usando a nova engine foi Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown, que chegou apenas para PS4 em 2020, e trouxe grandes atualizações gráficas para o jogo. Por fim, agora em 2025, a versão REVO chega para consoles e PC com Rollback netcode, 4k e também ajustes no balanceamento do jogo.
Gameplay
O jogo mantém sua clássica configuração de três botões: soco, chute e defesa. Apesar de simples, Virtua Fighter é famoso por sua jogabilidade acessível para iniciantes, mas que recompensa o domínio técnico e a estratégia em níveis mais altos.”. A série também é muito conhecida por seu triângulo de interações onde DEFESA ganha de ATAQUE, ATAQUE ganha de AGARRÃO e AGARRÃO ganha de DEFESA. Esse triângulo rege a vasta maioria de interações durante uma luta e muitos jogos contemporâneos também utilizam esse triângulo de certa forma, tudo graças a Virtua Fighter. Como o grande pioneiro dos jogos 3D, VF 5 REVO mantém sua jogabilidade fluida onde o jogador pode se mover livremente em todas as direções do ringue com as “evasões” ou side step se você for jogador de Tekken. A habilidade de acessar a terceira dimensão durante a luta faz com que tanto o ataque e defesa sejam dinâmicos e prende toda a atenção do jogador, pois um movimento em falso e você toma um belo combo.
Além do controle com três botões VF também é conhecido por seus Ring Outs, que talvez seja a mecânica característica do jogo, dessa forma você pode vencer uma luta acabando com a barra de vida de seu oponente ou derrubando ele para fora do ringue. Os criadores do jogo desenvolveram uma série de ringues com paredes quebráveis, cercas baixas e sem barreira nenhuma e isso acrescenta na estratégia que você pode usar em cada embate. Vale lembrar que se você derrubar seu oponente do ringue você pode cair logo em seguida para fazer uma graça.
Em uma entrevista recente, o novo produtor de Virtua Fighter, Riichiro Yamada, pontuou que um princípio central da franquia é o realismo e esse é sem dúvida um dos pilares do jogo e é nítido na qualidade das animações dos golpes de cada personagem. Embora o título original seja de 2006, o estúdio RGG conseguiu traduzir os movimentos com perfeição para nova engine e fazer com que cada personagem mantenha sua singularidade. Com um elenco de dezenove personagens, cada um representando um estilo de luta autêntico — como sumo, jeet kune do, vale-tudo e kung fu —, Virtua Fighter 5 REVO mantém a essência técnica da série. Cada lutador tem um estilo único, o que incentiva os jogadores a explorarem diferentes abordagens no combate.”
Tutorial/ Modo Treino
Tive a oportunidade de jogar muitos jogos de luta ao longo do tempo e uma reclamação constante que ouvia era que muitos deles sofriam pela falta de bons tutoriais dentros dos games e que você sempre precisava recorrer a fontes externas como wikis, youtube e etc. Eu acredito que mesmo comparado às interações mais recentes de jogos como Street Fighter 6 e Tekken 8, Virtua Fighter 5 REVO tem um tutorial muito profundo e prático. Para novatos na série ele ensina desde o básico da movimentação, pequenos combos e até técnicas avançadas de Option Select na defesa. Particularmente não me lembro de outro jogo que aborda esse tipo de conteúdo no seu tutorial e acredito que o iniciante nos jogos de luta possa aprender fundamentos importantes para outros títulos, tanto em 3D quanto 2D. Os tutoriais me agradaram bastante porque são ricos em informação e transformam a prática dos conceitos e mecânicas em minigames que podem ser divertidos e desafiadores, levando o jogador a usar todas as ferramentas que pode encontrar em uma partida real contra a CPU ou outros jogadores.
Além dos tutoriais, outro ponto positivo é os tutoriais específicos de cada personagem do jogo, onde você pode aprender os golpes, pequenos combos e movimentos especiais de cada boneco. Esse modo é excelente para aprender seu personagem favorito e ter uma boa ideia de como ele pode ser jogado em uma partida. Tanto o tutorial geral e o específico de cada personagem podem ser considerados um modo de jogo para quem gosta de minigames, pois são muito satisfatórios quando você os completa.
Virtua Fighter 5 REVO também conta com o modo de treino livre para você explorar o jogo da sua forma, conhecendo mais profundamente seu personagem bem como informações mais complexas de Frame Data quando quiser levar o jogo um pouco mais a sério. Apesar de ser um bom modo de treino livre essa modalidade fica um pouco atrás dos games contemporâneos, que tem opções quase infinitas no modo de treino livre, mas ainda assim tem a possibilidade de gravar ações do oponente, e configurar o dummy do treino em basicamente todas as situações que vemos em uma partida real e esse é um dos grandes pontos para o jogador que quer levar VF5 um pouco mais a sério e melhorar seu conhecimento e execução in-game. Talvez a única coisa que faça falta em VF5 REVO seja a opção de rever os replays da partida que você jogou para que possa avaliar sua performance e ter a chance de assumir o controle durante o replay para que possa treinar uma situação específica durante a luta. Esse recurso de replays já apareceu em outros jogos mais antigos que tiveram atualizações, como por exemplo Guilty Gear XX Accent Core Plus R e outros.
De modo geral, mesmo sem o glamour do modo de treino de Street Fighter 6 e Tekken 8, Virtua Fighter 5 REVO tem um modo de treino livre completo e bastante intuitivo e deve agradar todos que buscam levar sua gameplay para o próximo nível.
GAME MODES
O modo arcade do jogo é bastante limitado, pois não existe nenhuma história que se desenrola durante as lutas e tão pouco tem finais exclusivos para cada personagem. Você apenas escolhe seu personagem e joga uma série de lutas onde a dificuldade aumenta a cada oponente. Não me entenda mal, se você quiser um desafio real escolha o modo difícil e tente derrotar o penúltimo adversário e o bonus stage enfrentando Dural. A luta contra Dural é o único ponto que deixa o modo arcade um pouco mais interessante porque você tem apenas uma chance de enfrentá-la. É uma pena que não exista finais para cada personagem para que a gente possa conhecer um pouco mais a personalidade e se conectar com nosso boneco favorito. Esse é um ponto negativo do game e pode não agradar jogadores de jogos de luta que não gostam muito de jogar on-line, pois são deixados esperando algo mais do modo arcade limitadíssimo. A esperança é que Virtua Fighter 6 seja recheado de histórias sobre os personagens.
Além do modo arcade, Virtua Fighter também conta com um lobby para jogar com jogadores online onde você pode personalizar a partida para aproveitar ao máximo. Esse modo pode ser usado para jogar com seu amigo on-line ou sessões de treinos personalizadas. O jogo também conta com o modo de versus offline para ser jogado localmente como eram os jogos de luta de antigamente. Por fim, o modo de torneio ainda está indisponível mas será usado para torneios oficiais de Virtua Fighter onde cada jogador ganhará prêmios exclusivos de acordo com sua pontuação. A ideia é boa e de certa forma pouco explorada por jogos mais novos, então espero que a SEGA e RGG possam fazer desse modo um meio de incentivar e crescer a comunidade do jogo.
MODO ONLINE
O modo online do jogo conta com rollback, que é o melhor método atualmente para se ter uma experiência online satisfatória quando se joga contra outros jogadores. Durante os testes que fiz consegui encontrar partidas rapidamente, mas a qualidade da conexão varia bastante. Um ponto de melhoria seria mostrar de forma mais acurada a qualidade da conexão no momento de aceitar a partida online ou talvez exibir o ping do jogador adversário. De modo geral a minha experiência online foi boa e mesmo com um ping maior consegui jogar de forma tranquila tirando uma ou duas partidas que estavam ruins. Um ponto positivo para o modo online é a exibição da taxa de rollback e também o ping durante a partida para que você possa ter ciência do que está acontecendo por trás das cortinas do jogo online. Eu gostei da experiência online e das partidas ranqueadas, mas acredito que Virtua Fighter 5 REVO pode fazer pequenos ajustes para levar a fluidez da partida para um próximo nível. Eu entendo que a quantidade de jogadores online seja bem menor que jogos como Street Fighter 6 e Tekken 8 e que isso dificulte o matchmaking, mas o jogo consegue proporcionar boas partidas e encontrar lutas rapidamente.
O jogo conta com um sistema de rank bem simples por pontuação e é mostrado por meio de uma barra que se enche ou esvazia dependendo se ganha ou perde a luta. O modo online ranqueado é feito no formato melhor de três e fica a critério de ambos os jogadores se querem ou não completar a série. Felizmente eu joguei todas as séries completas e isso mostra como a comunidade aprecia jogar o máximo de partidas possíveis contra o oponente do momento.
Mas e aí, Virtua Fighter 5 REVO vale a pena?
Virtua Fighter 5 REVO é um jogo que mantém a essência da franquia e entrega uma experiência de luta técnica e refinada. A acessibilidade dos comandos contrasta com a profundidade estratégica do jogo, tornando cada partida desafiadora e recompensadora. Seu sistema de combate continua sendo um dos mais sólidos do gênero, proporcionando lutas intensas e rápidas
O jogo brilha especialmente no modo treino, que se destaca entre os jogos de luta atuais por oferecer um dos tutoriais mais didáticos e completos atualmente. No entanto, sua experiência single-player é limitada, sem finais ou narrativas no modo arcade, o que pode afastar jogadores que buscam uma experiência mais envolvente fora do multiplayer. O suporte ao online com rollback é um grande acerto, garantindo partidas jogáveis na maioria dos casos, ainda que o sistema de matchmaking possa ser aprimorado. A adição de torneios online é uma iniciativa interessante e pode ser um diferencial para a comunidade crescer.
Review elaborado com uma cópia para PC fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
No fim, Virtua Fighter 5 REVO é um título essencial para fãs da série e jogadores que apreciam jogos de luta técnicos e bem equilibrados. Ele não tenta reinventar a fórmula, mas refina o que já era excelente. Resta agora torcer para que essa renovação da franquia seja um sinal de que o próximo Virtua Fighter chegará com tudo.
Prós
- Bom sistema de combate
- Movimentação fluída
- Excelente modo de prática
Contras
- sem modo história