O puzzle de gravidade 2D VVVVVV está com os dias contados para chegar ao Android e ao iPhone e com uma versão de PS Vita a ser lançada em breve, segundo anuncio de Terry Cavanagh, desenvolvedor chefe da Nicalis.
De acordo com Cavanagh, o port já está 90% pronto há mais de um ano e está recebendo os retoques finais nos controles na touchscreen e nos menus. Cavanagh aproveitou para dizer que ele testou uma série de esquemas de controles para a versão portátil do jogo, pois como vocês sabem, jogar na tela de toque é uma bela porcaria.
Dentre os tipos de controle que Cavanagh testou, temos analógicos nos cantos das telas, um joystick no estilo cruz e até um esquema de controle semelhante a Super Hexagon, onde você toca nos cantos da tela para ela ir girando.
“A minha maior preocupação quando eu falo sobre esse projeto são os controles. VVVVVV é um jogo que funciona bem com o touchscreen? E a resposta é sim. Na maioria das vezes, de qualquer forma, usar uma touchscreen para controlar um jogo não é tão bom quanto usar um controle, mas eu gostei do trabalho que fiz nos controles desse jogo”.
No fim das contas, o esquema usado pra o jogo foi de deslizar o dedo, que pode ser visto no vídeo abaixo:
Para completar, Cavanagh disse que a versão de PS Vita também está para ser lançada, assim como a de OUYA.
Alguém aí já jogou VVVVVV? Eu tenho ele há algum tempo no meu Steam após uma compra no Humble Bundle, mas ainda não dei uma olhada. Segundo o Tico, o nosso redator, ele ficou com tendinite jogando esse jogo.