Desde que foi lançado, o sistema de reviews do Steam vem sendo palco de alguns dos comentários mais épicos da internet. Parece até prática recorrente dos “huebr” espalhados por ai, mas a verdade é que gente de toda parte do mundo aproveita o espaço pra escrever besteira.
Por mais divertido que seja ler esses textos, essa prática acaba por diminuir a relevância da ferramenta. Por isso, a Valve anunciou uma série de mudanças neste sistema de reviews a fim de possibilitar ao usuário ter acesso a um compilado de opiniões mais assertivas e relevantes antes de comprar qualquer jogo.
A partir de agora, os reviews serão divididos por versões, o que possibilitará ao usuário acompanhar a efetividade de patches e updates na performance do jogo e até mesmo avaliar a adição de novos conteúdos na qualidade final do game. Portanto, as análises mais recentes acabarão ganhando maior destaque do que aquelas mais antigas.
Isso também afeta a “nota média” que o jogo recebe. Antes, a pontuação do jogo era obtida através de média simples de todas as análises, mas a partir de agora os reviews mais recentes também irão gerar uma nota, de forma que o usuário possa mais uma vez acompanhar a evolução do jogo.
Acredita-se que estas mudanças possam vir a ser úteis em jogos lançados na modalidade Early Acess, ou até mesmo quando acontecer um lançamento parecido com o que vimos em Batman Arkham Knight no ano passado. Conforme as atualizações vão saindo e os problemas sendo consertados, os usuários poderão analisar o jogo novamente e relatar quais foram as alterações que mais agradaram. No vaso de Batman Arkham Knight isso talvez não fosse possível, já que até hoje ninguém foi capaz de consertar o jogo de forma decente até hoje ¯\_(ツ)_/¯.
Isso também pode evitar que jogadores comprem jogos “abandonados” pelos desenvolvedores, principalmente aqueles em Early Acess. Por mais simples que esta alteração seja – você será capaz de entender tudo logo na primeira vez que abrir o Steam novamente -, ela representa a possibilidade de evitar arrependimentos nas suas próximas compras. Só falta alguém criar uma ferramenta que arquive somente aquelas análises épicas, para que elas nunca saiam de moda.