Todos nós sabemos que estudar pode não ser tão divertido quanto jogar video-games. Mas, o que seria se pudéssemos juntas as duas coisas? Jeffrey Brand, professor da Bond University, foi o responsável pela idéia e pela implementação da aula virtual. Ele recriou um dos prédios da universidade no jogo com ajuda de seus filhos. No primeiro dia de aula ele apresentou aos alunos o projeto MinecraftUni e convidou seus alunos a freqüentarem o jogo e que ajudassem a construir a universidade, criassem livros e jogassem “bonitinho”, que se comportassem. Após uma enchente que fechou a universidade por dois dias, o professor decidiu convidar seus alunos para assistir a sua aula via Minecraft.
O professor preparou uma apresentação no programa Prezi e juntou todos seus alunos na sala em Minecraft. Ele deu sua aula combinando o aplicativo de slideshow e o chat do jogo. Após a aula, todos os presentes receberam XP pela participação. Ele ainda brincou “Eu estava bem confortável durante a aula virtual, apesar de alguns alunos estarem empunhando TNT”.
Após o término da aula de quase duas horas, todos os alunos saíram correndo da universidade para soltar fogos de artifício para comemorar.
Os alunos aprimoraram a universidade, fizeram ajustes, criaram até um dungeon em baixo da universidade chamado “Os efeitos da violência em jogos”, que leva a um portal para o Nether.
Um aluno que participou da aula comentou que não é a mesma coisa que uma aula presencial e que a discussão fica prejudicada devido ao chat do jogo não ser feito para isso. Mas que a experiência como um todo foi muito boa.
O que vocês acharam? Gostariam de ter aula dentro de um jogo? Ou será que a vida está se tornando virtual demais? Deixem seus comentários!
Comments are closed.