Todas as Sagas de Cavaleiros do Zodíaco na Ordem Cronológica

As vezes é difícil assistir um anime antigo, principalmente se for um incrivelmente bem sucedido e cheio de continuações e histórias como Cavaleiros do Zodíaco.

E quando há trechos da história que se passam em diferentes épocas, então, fica mais complicado ainda. O anime original, produzido entre 1986 e 1989, continua ganhando continuações e sequências, a última sendo de 2014.

Pra facilitar para aqueles que querem conhecer a série agora, separamos todas as Sagas na ordem cronológica do universo:

Os Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas

Lançada entre junho de 2009 e julho de 2011, Lost Canvas é um prequel e se passa 243 anos antes da trama original de Cavaleiros do Zodíaco.

Apesar da diferença de tempo, a trama tem personagens semelhantes e apresenta uma versão alternativa da Guerra Santa contra Hades, além de contar com a aparição dos personagens Dohko e Shion enquanto jovens. Ambos os personagens aparecem depois, já velhos, como mestres de Shiryu e Mü.

Essa série não é considerada canônica.

Guerra Galática

Uma das sagas mais queridas de Cavaleiros do Zodíaco e a introdução da série para o público brasileiro na extinta TV Manchete. Essa saga conta a história de Seiya e seus companheiros escolhidos para servirem à uma garota chamada Saori, reencarnação da deusa Athena.

O grande torneio, que promete a armadura de ouro de Sagitário para o vencedor, é onde conhecemos os Cavaleiros de Bronze, como Seiya de Pégaso, Shiryui de Dragão e Hyoga de Cisne.

A Batalha das Doze Casas

Definitivamente a Saga mais conhecida de CdZ e já fazendo a transição da franquia para a Bandeirantes, no Brasil,  a Batalha das Dozes Casas é um dos arcos mais icônicos dos animes.

Os heróis Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun lutam uma batalha contra o tempo, tendo que passar pelas Doze Casa dos Cavaleiros de Ouro para salvar Athena, que foi atingida por uma flecha envenenada e só pode ser salva… pelo vilão!

Batalha de Asgard

Athena não é a única divindade que reencarna. Pelo contrário, é um hábito comum dos deuses do universo de Cavaleiros do Zodíaco.

Hilda de Polaris é escolhida para receber o deus Odin, da mitologia nórdica. Até aí tudo bem. O problema é quando Poseidon, um deus grego como Athena, começa a controlar Hilda/Odin e declara guerra contra a protegida de Seiya.

Batalha de Poseidon

Com o plano de controlar Odin tendo falhado, Poseidon reencarna em Jullian Solo e sequestra Saori, a levando nas profundezas do Mar Mediterrâneo.

Lá descobrimos que o vilão planeja destruir a Terra (claro!) e os Cavaleiros de Athen precisam encontrar uma forma de salvar a deusa da sabedoria e impedir que todo mundo morra.

Saga de Hades

Santuário

O deus do submundo, Hades, ressuscita espectros para (adivinhe) atacar Athena e dominar o mundo. E ele ainda conta com ajuda de alguns Cavaleiros de Prata e de Ouro para enviar um exército para invadir o Santuário de Athena.

Inferno

O plano de Hades inicialmente funciona, com Seiya e Rhadamenthys caindo no Portal do Inferno, e Shun, Hyoga e Shun decidindo ajudá-lo… Indo pra lá também.

Eles precisam levar a armadura de Athena para Saori como única forma de escapar,  mas estão no território de Hades e não será nada fácil escapar do vilão.

Campos Elíseos

A última parte da Saga de Hases, Campos Elíseos é também um mundo onde apenas os deuses podem  entrar e onde os Cavaleiros de Athena decidem encerrar de vez a ameaça do deus do submundo.

Soul of Gold

Spin-off voltado para os Cavaleiros de Ouro (ao invés dos Cavaleiros de Bronze de Athena), onde eles precisarão enfrentar os Guerreiros Deuses em Asgard.

O grande vilão é Loki, que planeja utilizar os Cavaleiros de Ouro para alimentar a semente do mal de Yggdrasil e reviver o verdadeiro mal na Terra.

Omega

A última saga ligada cronologicamente aos Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Ômega se passa 25 anos após a conclusão da Guerra Santa contra Hades.

Novos personagens se juntam aos clássicos da franquia para enfrentar o deus Marte – que criou uma jovem com um forte cosmo para usurpar Athena.

Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco é uma série japonesa de mangá e anime escrito e ilustrada por Masami Kurumada.

A obra foi publicada originalmente na revista Weekly Shonen Jump de dezembro de 1985 e janeiro de 1990, e o anime foi adaptado pela Toei Animation entre 1986 e 1989.

No Brasil, Os Cavaleiros do Zodíaco fizeram um estrondoso sucesso ao serem exibidos na TV Manchete, e foram responsáveis pela popularização dos animes no país.

Atualmente, Os Cavaleiros do Zodíaco podem ser assistidos na íntegra na Netflix.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por