A experiência online de Naughty Dog em The Last of Us foi descontinuada há anos, mas um modder está recriando o modo Factions em The Last of Us Part II para PC. Desde janeiro de 2026, Speclizer trabalha no desenvolvimento dessa modificação multiplayer, inicialmente como um experimento local com duas instâncias independentes de Ellie.
O projeto evoluiu rapidamente e, em junho de 2026, o modder divulgou 25 minutos de gameplay mostrando uma versão funcional com menus de seleção de armas e mapas construídos no sistema Widget usado pela Naughty Dog. O objetivo é lançar esta modificação em setembro de 2026. Até o momento, foram lançados sete episódios documentando o desenvolvimento, que detalham progressos em sincronização de movimentos, troca de armas, inventário, sincronização de objetos interativos e mecânicas de multiplayer real.

Entre os avanços mais significativos está a implementação da sincronização da corrida, que inclui interações com portas durante o movimento, e o sincronismo da mochila dos personagens através do controle do estado requisitado pelo cliente remoto. A sincronização de movimentos em corredores apertados, como as animações de passagem por espaços reduzidos usadas no jogo original, está quase finalizada, com alguns ajustes pendentes.
O maior desafio técnico superado foi a detecção de acertos (hit detection). O sistema original exclui a camada do jogador das colisões de tiros para evitar autoataques, fazendo as balas atravessarem o segundo jogador. Para contornar isso, Speclizer reatribuíu o segundo jogador à camada usada pelos NPCs, permitindo que o sistema o identifique como inimigo. Efeitos de reação a tiros foram desativados para não travar o jogador remoto em animações de acerto e um sistema próprio de morte foi criado para evitar falhas ou encerramento da partida quando um jogador morre.
Com esses elementos, o mod ganhou funcionalidades essenciais a um modo de jogo competitivo: sistema de vidas, radar, pontos de spawn e respawn. Tudo inspirado no Supply Raid, o modo principal de Factions no jogo original. O mod chegou até a permitir partidas 1v1 que entregam a experiência PvP tão aguardada pelos fãs.

