Galaxy in Turmoil pretendia ser algo que o novo Battlefront não foi: um game de combate espacial digno da franquia Star Wars.
O projeto totalmente fan-made tinha como objetivo seguir a linha dos Battlefront’s originais, oferecendo partidas mais complexas e modo de jogo mais robustos do que os oferecidos pelo pessoal da EA no último jogo da série. Mas infelizmente, como era de se esperar, o pessoal da Eletronic Arts e da Lucasfilme não gostou muito da ideia e resolveu barrar o projeto.
Tony Romanelli, presidente da empresa responsável por Galaxy in Turmoil, a Frontwire recebeu uma notificação oficial no dia 22 de junho pedindo que o projeto fosse abandonado, alegando uso indevido de propriedade intelectual. O pedido foi enviado somente três dias após a desenvolvedora indie anunciar que o projeto estava de acordo com todos os termos exigidos pela Valve para distribuição digital via Steam.
Romanelli então entrou em contato com a EA e relatou que eles não tem desejo nenhum em permitir que o projeto continue. A saída então seria continuar com o projeto e lançar o jogo de maneira gratuita no Steam, a fim de evitar qualquer problema legal que acarrete em pagamento de multas, ou até mesmo prisão.
Apesar de triste, isso já era esperado. Ainda mais se considerarmos que nem a EA, nem a Disney apreciam muito que utilizem suas licenças de forma indevida. Eu duvido muito que Galaxy in Turmoil acabe vendo a luz do dia em algum momento, mas torço severamente para que eu esteja errado.