O Twitch é a rede social mais dominante entre o público de eSports, tanto para aqueles que jogam quanto para os que apenas assistem. Estima-se que a plataforma global de streaming teve um volume de 9,34 bilhões de horas transmitidas nos seus canais no ano passado, superando o YouTube (2,68 bilhões) por ampla margem. Porém, não são apenas os jogos de videogame que têm sua audiência crescente no site.
Isso porque o Twitch está se tornando cada vez mais um espaço de crescimento das modalidades online dos chamados esportes da mente, ou seja, os jogos da inteligência como poker, xadrez, bridge, damas, entre outros.
Com o advento do Twitch, grandes jogadores e torneios passam a ter relevância também no mundo digital, o que aquece todo o mercado – especialmente em um momento em que as competições presenciais não estão acontecendo no mundo todo em virtude da pandemia – e permite uma maior interação com o público.
Poker
O poker é, talvez, o melhor exemplo de todo esse movimento. O esporte tem milhões de praticantes que jamais disputaram algum torneio presencial e focam suas carreiras apenas no circuito digital. A chegada das plataformas de streaming foi um grande marco para muitos sites, que passaram a apostar na exibição de seus torneios online, obtendo ganhos com a audiência – exatamente como na televisão.
É o caso do partypoker, uma das principais marcas mundiais ligadas ao esporte, que usa a plataforma para transmitir seus torneios diários de poker online e, de certa forma, fomenta a prática da modalidade em todo o planeta. O site possui dois canais no Twitch – partypokertv e partypoker247, que juntos possuem mais de 65 mil seguidores.
É por meio da plataforma que a marca exibe ao público alguns de seus principais torneios online, como o partypoker MILLION, além de competições da qual é parceira, como o World Poker Tour Online Series. O Twitch também serve como um arquivo para alguns torneios presenciais organizados pela empresa.
Além disso, a plataforma possui uma série de streamers de poker, ou seja, jogadores que transmitem as próprias partidas e torneios online e fazem muito sucesso. É o caso do canadense Jaime Staples, que possui mais de 125 mil seguidores na rede social. Outros nomes de destaque são Jonathan Little, Parker Talbot, Jason Sommerville, Fernando Habegger e Courtney Gee.
Xadrez
Não é apenas o poker que tira proveito das transmissões online de seus torneios no Twitch. Outro esporte da mente bastante popular no mundo todo, o xadrez também está bastante difundido na rede social, sobretudo após uma parceria entre a plataforma e o Chess.com, considerado um dos principais sites voltados para a modalidade.
No ar desde 2017, o canal Chess conta com mais de 190 mil seguidores, que podem acompanhar os melhores do mundo no cenário online do xadrez, além de assistir competições de renome mundial como o Speed Chess Championship e a PRO Chess League.
“O xadrez, como os videogames competitivos e o poker, é um esporte que as pessoas gostam de assistir ao vivo, tornando-o ideal para o Twitch. Como nossa comunidade se interessa em interagir em tempo real com profissionais que estão no topo de suas habilidades, estamos ansiosos para ver o bate-papo acender sobre as melhores peças e estratégias de xadrez”, disse Michael Aragon, vice-presidente sênior de conteúdo da Twitch, quando foi anunciada a parceria.
Por meio do site, os fãs de xadrez têm a possibilidade de ver em ação craques como o norueguês Magnus Carlsen, atual campeão mundial de xadrez e considerado um dos maiores da história da modalidade com apenas 29 anos.
Watch MAGNUS CARLSEN vs Parham Maghsoodloo on lichess.org from vampirechicken on www.twitch.tv
Outras modalidades
Embora menos popular que o xadrez e poker no mundo online, o bridge (jogo de cartas que é considerado um esporte da mente pela Associação Internacional de Esportes da Mente – IMSA) também possui uma base com mais de 1000 seguidores na rede social, com a exibição de torneios como Bridge Base Online (BBO).
Já outros jogos como damas, mahjong e go ainda têm muito a crescer no que diz respeito ao cenário online, que não é totalmente difundido em nível profissional. No entanto, assim como xadrez e poker, há muito espaço para crescer e construir uma sólida base de espectadores, uma vez que estes esportes também contam com muitos praticantes ao redor do mundo.
Independentemente da modalidade, a tendência é que os esportes da mente ganhem cada vez mais notoriedade não apenas no Twitch, mas também em outras plataformas de streaming, que existem aos montes. Cabe aos grandes jogadores e entidades promoverem seu jogo no mundo digital e todos têm muito a ganhar com a potencial visibilidade que estes sites proporcionam – os eSports como Counter-Strike, Free Fire e League of Legends estão aí para provar.