Sony revela porque parou de lançar jogos de PS5 no PC

O jornalista Jason Schreier revelou os bastidores da decisão da Sony de manter seus exclusivos single-player restritos ao PS5, confirmando que a mudança de estratégia não é uma política vaga de “caso a caso” — e tem três motivações concretas.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

O que Schreier revelou sobre os lançamentos de PlayStation no PC

Sony revela porque parou de lançar jogos de PS5 no PC

Em um post no ResetEra, Schreier afirmou que o chefe dos estúdios PlayStation, Hermen Hulst, deixou a posição da empresa completamente clara durante um townhall interno com funcionários:

PUBLICIDADE

“Não há ambiguidade na estratégia deles. Durante um townhall algumas semanas atrás, Hermen Hulst disse à equipe que seus jogos narrativos single-player serão exclusivos do PlayStation, e explicou que foram inconsistentes com seus lançamentos no PC, não ganharam dinheiro suficiente, e querem manter suas IPs alinhadas à sua própria plataforma. Confirmei isso com duas pessoas que o ouviram dizer. Não há ‘caso a caso’ aqui.”

As três razões

A decisão se apoia em três pilares distintos:

  • Inconsistência: A Sony foi irregular na forma como tratou os lançamentos no PC ao longo dos últimos anos, sem uma política clara

  • Retorno financeiro insuficiente: Os ports para PC simplesmente não geraram receita proporcional ao investimento, tornando a operação financeiramente questionável

  • Alinhamento de IP à plataforma: Manter exclusivos restritos ao PS5 reforça o argumento de compra do console — se os jogos chegam ao PC, o incentivo para adquirir o hardware diminui

O que isso significa para o futuro

Com títulos como Marvel’s WolverineGod of War: Laufey, a Trilogia Remake e Intergalactic no horizonte, a Sony está apostando que seu catálogo de exclusivos é argumento suficiente para justificar a compra de um PS5 — e não pretende diluir esse argumento lançando esses jogos em outras plataformas.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.