A Sony, como se esperava, anunciou hoje o PlayStation 4 num evento que foi transmitido pela internet para todo o mundo. O novo console se chamará PlayStation 4 e contará com integração com dispositivos certificados pela Sony, além de grande apoio aos desenvolvedores independentes.
A conferência começou com uma apresentação sobre a imaginação e como os videogames ajudam a explorar esse universo onde quem manda é a criatividade. Durante essa apresentação, diversos títulos da família PlayStation (tanto portátil quanto de mesa) foram mostrados.
O anúncio foi feito por Andrew House, que entrou com a música clássica de início do PlayStation Original. House disse em sua introdução que eles pretendem fortalecer a família PlayStation tanto via hardware como software e falou que a sala de estar é o ecossistema do jogador. Segundo House, um dos principais pontos atuais é a conectividade entre diversos aparelhos e que há demanda dessa característica tanto pelos jogadores casuais quanto hardcore.
House deu sequência à sua introdução dizendo que outro ponto bastante importante da próxima geração é que o jogador que decide onde quer jogar algo, indicando que um dos focos da Sony será essa integração entre diversas plataformas que já foi comentada aqui como um dos possíveis rumores para o próximo PlayStation.
Após a introdução, House chamou ao palco o chefe de desenvolvimento do próximo console, Mark Cerny, que comentou sobre os desafios que a equipe a cargo do próximo console enfrentou pensando em como expandir o universo da família PlayStation. Um dos principais pontos levantados por ele foi o fato de a Sony ter ouvido dos desenvolvedores o que eles queriam para um console.
Segundo Cerny, o próximo console será poderoso e acessível. A arquitetura do console será baseada no X86, a mesma usada em PCs. Para placa de vídeo, o console usará uma placa de vídeo de computador também, mas “super melhorada. O console terá 8GB de RAM e um HD.
Após isso, o controle do PlayStation 4 foi mostrado, o próximo Dual Shock:
O controle terá alguns botões novos, como o Share:
Um sensor:
E mais uma câmera estéreo que aponta para o console.
Após essa demonstração, comentários sobre a capacidade do console foram tecidos. O console terá 8GB de RAM DDR5, o mesmo usado em placas de vídeo atualmente. Ele será capaz de rodar a nova Unreal Engine 4 sem engasgos, gerando imagens em alta resolução e com alto nível de detalhes em tempo real.
O console terá um botão de suspender também, exatamente como os notebooks de hoje em dia. Outra novidade será a possibilidade de você jogar o jogo enquanto baixa ele, semelhante ao que é possível fazer em Diablo 3.
O novo PlayStation terá um processador auxiliar que cuida de downloads e uploads, evitando assim que o console fique lento enquanto essas atividades são feitas ou que o console fique inutilizado enquanto isso acontece, uma das principais reclamações do PlayStation 3.
Há também uma nova rede social na PlayStation Network para levar o nível social dos jogos a um local nunca alcançado antes. Você pode ver o que os seus amigos estão jogando e em que parte eles estão, para o caso de você querer dar uma mãozinha.
Mais uma característica desse novo console será a personalização. Você pode deixar o visual do sistema do jeito que você quiser, com a máquina “prevendo” o que você gostaria de comprar, jogar etc. A ideia é reduzir o tempo de entrega de jogos em zero, já que o console fará o download dos jogos antes mesmo de você comprar. Assustador, não é?
A apresentação do novo console continua com Dave Perry, da Gaikai. Ele começou a apresentação dele falando sobre a iniciativa da Gaikai em melhorar a PlayStation Network cada vez mais. Uma novidade para a rede será o fato de você poder testar os jogos instantaneamente, usando o sistema da Gaikai no PlayStation 4.
Dave Perry comentou também sobre o botão share, que faz você transmitir o que você está jogando para os seus amigos. Você poderá conversar com eles durante a partida e até pedir ajuda deles para passar de algumas partes.
O Remote Play será uma realidade no PlayStation 4. Você poderá jogar jogos do PlayStation 4 na tela do seu PlayStation Vita, ou seja, vai dar para jogar PS4 cagando. Isso foi possível usando o conhecimento técnico da Gaikai. Os títulos do PlayStation 3 estarão disponíveis no PS4 e os planos da Sony é de levá-los para “todas as plataformas” via nuvem. Outro uso bastante inteligente da Gaikai. O serviço PlayStation Cloud, que torna tudo isso possível, será anunciado aos poucos.
A apresentação continuou com depoimentos de desenvolvedores como Tim Schafer da Double Fine e David Cage da Quantic Dream. Eles, obviamente, só falaram coisas boas sobre o console.
Após esses comentários, Michael Denny subiu ao palco para falar sobre os jogos que serão anunciados para o PlaySation 4.
A apresentação continuou com mais uma demonstração da capacidade gráfica do novo console. Segundo ele, a evolução do uso de polígonos no PlayStation 3 foi a seguinte:
Após isso, a seguinte face foi mostrada. Segundo o apresentador, essa imagem é gerada em tempo real:
O nível de detalhes do rosto impressiona. Ele tem até pelos auriculares. Que nojinho.
Finalmente, uma imagem com todas as empresas asiáticas que estão dando suporte ao console:
Yoshinori Ono logo após subiu ao palco para falar sobre a relação da Capcom com a Sony e todo o avanço que ambos puderam fazer durante o PlayStation 1, 2 e 3. O PlayStation 4 receberá uma nova série exclusiva: Deep Down, que rodará na nova engine da Capcom.
Após isso, a Square Enix foi apresentada ao palco. Assim como com a Capcom, a apresentação da empresa começou falando sobre a relação entre ela e a Sony. A apresentação em vídeo começou com aquele vídeo da nova engine da Square que eles já exibiram no ano passado. Concluída a apresentação, Shinji Hashimoto, diretor da marca Final Fantasy, subiu ao palco e anunciou que um novo Final Fantasy está em desenvolvimento para o PlayStation 4 e que ele será exibido na E3.
Terminada a apresentação da Square, é a vez da Ubisoft. Yves Guillemont subiu ao palco. É hora de vermos como Watch Dogs será no PlayStation 4.
Outra empresa que subiu ao palco foi a Blizzard, representada por Chris Metzen. Segundo Metzen, a Sony e a Blizzard firmaram uma parceria para tomarem o mundo. A ferramenta para isso? Diablo 3.
Como só as duas empresas não conseguiriam tomar o mundo sozinhas, a Activision também subiu ao palco na apresentação. A Activision, junto com a Bungie, publicarão Destiny para o PlayStation 4. O jogo receberá conteúdo exclusivo no console da Sony e terá uma versão no PlayStation 3 também.
Com essa apresentação, termina a conferência da Sony de apresentação do PlayStation 4. O que vocês acharam? Em breve teremos mais notícias sobre os jogos, assim como os trailers exibidos durante a conferência.
Comments are closed.