Nos últimos dias o mundo dos games ficou bem movimentado com as declarações da Microsoft e da Sony dizendo que estariam abertas a tratar com desenvolvedores e publishers sobre o cross-platform entre consoles, algo que já é realidade antiga entre Playstation e PC e está começando a ser com o Xbox One.
Mas será que há muitos empecilhos para que esse cross-play seja possível? Foi isso que o Eurogamer perguntou ao chefão da Sony Worldwide Studios’, Shuhei Yoshida, ontem durante a Game Developers Conference 2016 que está sendo realizada na cidade de San Francisco, California. Apesar de não citar sua plataforma e a plataforma concorrente em suas declarações, Yoshida deixa bem claro que é possível o cross-platform entre as duas e que estamos caminhando para isso.
“Acredito que as políticas deles tenham mudado, certo? Eles disseram que farão cross-platform entre Xbox One e PC em alguns jogos”, disse Yoshida se referindo à notícia de que o Xbox One não suportava cross-play devido à políticas internas, informação divulgada pela Psyonix quando Rocket League foi anunciado para o lado verde.
“Fizemos isso com o PS3 e PC, e PS4 e PC recentemente com Street Fighter V, Rocket League e outros jogos. Não é nada novo para nós em questão de trabalhar com desenvolvedores e publishers para permitir cross-platform entre PC e PS4”.
“Porque PC é uma plataforma mais aberta e acessível”, continuou Yoshida. “Conectar dois sistemas fechados diferentes é muito mais complicado, então teríamos que trabalhar com desenvolvedores e publishers para entender o que eles estão tentando fazer”.
“Ainda temos que olhar para o aspecto técnico – e este poderia ser o mais simples de todos os aspectos. Mas ainda temos políticas e burocracias que devem ser lidados antes de mais nada”.
Apesar de sugerirem que as ideias sobre o assunto ainda não foram nem para o papel, as declarações de Yoshida são bem animadoras e é divertido pensar que Rocket League pode ser o início do que poderia se tornar um sistema de cross-platform unificado no futuro.
Comments are closed.