O design definitivo do PS5 foi enfim revelado durante o evento “PS5 – Future of Gaming“. Tal apresentação contou com uma vasta gama de jogos que estão a caminho da nova geração, bem como alguns títulos exclusivos da própria PlayStation.
No entanto, não há como negar que o destaque foi a revelação do visual oficial do PS5. Sendo um modelo bem diferente de tudo que já vimos, este é cotado como o maior PlayStation já lançado pela Sony – mesmo em contraste com outros modelos, como o próprio PS4 original.
No entanto, existe motivo para o console ser tão grande quanto pensamos, e o chefe de design de UI da PlayStation – Matt MacLaurin – se manifestou a respeito desse assunto.
Por meio do LinkedIn, MacLaurin tem respondido diversas questões dos fãs sobre o vindouro PS5. A respeito do tamanho aparentemente “exagerado“, MacLaurin concedeu uma boa justificativa para tal escolha. Neste caso, ele afirma que o design amplo foi escolhido em função da ventilação dos componentes.
“Esta geração se trata de pequenos supercomputadores. Enquanto o processador de 7nm proporciona um desempenho térmico incrível para a energia, a energia é muito extrema.“
Em outras palavras, uma carcaça deste tamanho provém um resfriamento maior, considerando que existem mais aberturas para ventilar o calor do console. De certa forma, isso coincide com o que Mark Cerny disse anteriormente, sobre a PlayStation ter encontrado uma “solução criativa” para assegurar a ventilação do novo console. Além disso, a marca também realizou um grande esforço para manter o PS5 extremamente silencioso, eliminando as críticas feitas ao barulho excessivo que o PS4 (e o PS4 Pro) podem atingir.
Por fim, nos resta apenas aguardar mais novidades a respeito do vindouro PS5. Até o momento, a Sony tem oferecido mais detalhes sobre os produtos revelados e alguns aspectos de seu novo dispositivo.