Segundo fontes consultadas pela CNBC, a Sony está com grandes chances de lançar uma versão Pro do PlayStation 5 mais para o final de 2024. Esta versão avançada do console visa reacender o interesse pelo PS5 após a própria Sony prever uma desaceleração nas vendas do console a partir do próximo ano fiscal, que começa em abril de 2024.
Além disso, o lançamento do PS5 Pro aconteceria antes do grande lançamento de Grand Theft Auto 6 em 2025, jogo que promete impulsionar significativamente as vendas de jogos para consoles. Até o momento, a Sony não se pronunciou sobre o assunto.
A nova versão do Playstation 5
A Sony já tem um histórico de lançar versões Pro de seus consoles. Por exemplo, o PS4 Pro foi lançado em novembro de 2016, três anos após o lançamento do PS4. Se o PS5 Pro for lançado ainda este ano, marcará quatro anos desde o lançamento do PS5 em novembro de 2020.
Serkan Toto, CEO da consultoria de jogos baseada em Tóquio, Kantan Games, disse à CNBC: “Há um consenso geral na indústria de jogos de que a Sony está de fato preparando o lançamento do PS5 Pro para o segundo semestre de 2024”. Ele também mencionou que “a Sony vai querer garantir que tenha um hardware impressionante pronto quando GTA 6 for lançado em 2025, um evento que vai dar um grande impulso para toda a indústria de jogos.”
Outro analista sugeriu que a Sony não reduzirá o preço do PS5 atual mesmo após o lançamento do PS5 Pro, devido às pressões sobre as margens da empresa.
Na semana passada, Hiroki Totoki, chefe da Sony, compartilhou suas “impressões francas” sobre o negócio do PlayStation, sugerindo que os estúdios da empresa poderiam reduzir mais os custos de desenvolvimento. Totoki também afirmou que a Sony tentará melhorar as margens dos jogos do PlayStation, apostando mais em plataformas não-PlayStation, como PC.
A Sony revisou sua previsão de vendas do PS5 para o atual ano fiscal, de uma meta ambiciosa de 25 milhões de consoles vendidos para 21 milhões. Isso apesar de um aumento nas vendas do PS5 no trimestre de festas de 2023, de 7,1 milhões para 8,2 milhões vendidos. Além disso, a Sony declarou que não lançará nenhum grande jogo de franquia PlayStation existente antes de abril de 2025, descartando sequências importantes de franquias como God of War e Spider-Man por enquanto.