Categorias: Games

PS5 está sofrendo graves problemas nos bastidores?

O PS5 é o maior segredo da indústria dos games no momento. Mesmo com a divulgação de detalhes técnicos a respeito do console, ainda não conseguiu tapar buracos consideráveis, referentes ao novo console. Inclusive, mesmo demonstrando do que será capaz, o design final do console parece não ter sido definido.

E pelo que parece, a falta de novidades tem uma grande justificativa, e que diz respeito a produção do próprio console. Durante os últimos meses, fontes do Critical Hits trouxeram informações sobre uma produção conturbada em relação ao PS5. Tais problemas se estendem desde ao hardware em si – ressaltando questões referentes ao resfriamento e barulho elevado – até mesmo software, com múltiplos relatos apontando problemas de otimização quanto aos jogos produzidos por 3rd Parties.

Embora não pudéssemos comprovar os pontos citados sem comprometer nossas fontes, optei por comentar parte do assunto através do meu Twitter (@capitaorumor).

No entanto, esse contexto foi alterado drasticamente na tarde desta quinta-feira (02), onde diversos comentários surgiram – corroborando com as informações que recebemos. Membros da imprensa como Jez Corden e Daniel Rubino (ambos do veículo Windows Central), também afirmaram receber os mesmos relatos de desenvolvedores e amigos próximos.

Veja o comentário de Jez referente ao assunto:

O que podemos concluir quanto a situação do PS5 atualmente?

É importante ressaltar que Jez menciona que a situação pode não ser tão drástica quanto os rumores apontam. Inclusive, existe uma divisão de relatos se tratando do PS5. De um lado, temos múltiplos comentários sobre os problemas de otimização quando se trata de desenvolvedores 3rd Party – ou seja, que não fazem parte dos estúdios da Sony. Em contrapartida, Jason Schreier (conhecido editor do Kotaku) e outros profissionais – relacionados direta e indiretamente aos estúdios 1st Party da PlayStation – afirmam que a máquina está “incrível“.

Os relatos se complementam

Se tratando de produtoras como a Santa Monica Studios, Naughty Dog e derivados, podemos presumir que todos estão com o PS5 ao menos por 1 ano e meio. De certa forma, isso torna os desenvolvedores de primeira linha mais aptos à trabalhar com o novo console, devido ao próprio tempo dedicado. Porém, outros estúdios como a DICE, Ubisoft, From Software e relativos, podem ter recebido o console em um período posterior ao primeiro devkit.

Sendo assim, por conta da experiência relativamente menor, os problemas não pareceram tão simples de resolver quanto outras produtoras consideraram. E aí que entra o relato sobre problemas de otimização, onde aparentemente, o Xbox Series X está se mostrando proveitoso para os estúdios 3rd Parties – incluindo parceiros do Xbox Game Studios.

De certa forma, nenhum dos relatos – seja da equipe do Windows Central ou Jason Schreier – efetivamente afetam o entendimento quanto ao assunto. É necessário lembrar que há vários produtores envolvidos nos lançamentos da próxima geração, e desde os maiores até os menores, os desafios de produzir um game se mostram diferentes em múltiplos aspectos. Como bem sabemos, o desenvolvimento de um projeto se concretiza de acordo com o próprio ritmo, e a forma como os produtores aplicam suas criações se diferirem em várias formas – especialmente se tratando de motores gráficos dedicados.

Até o momento, a Sony não comentou sobre o assunto. E dado o contexto, certamente tais rumores serão deixados de lado, considerando que pode trazer insegurança para quem está decidido à optar pelo PS5.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies