O momento atual é de pura incerteza devido ao COVID-19, e isso se estende para os futuros lançamentos do PS4, Xbox One e PC’s. Diversas empresas estão aderindo ao formato Home Office, e por consequência, múltiplos projetos estão sendo afetados pela mudança repentina no formato de seu desenvolvimento.
Dito isso, a Sony trouxe um comunicado oficial alertando o cenário que a empresa se situa no momento. De acordo com a nota enviada aos investidores, existem múltiplos escritórios que estão fechados até segunda ordem, em função do isolamento crescente na Europa e nos Estados Unidos. Por conta disso, diversos setores estão atualmente sob uma mudança súbita que impacta vários produtos, incluindo a PlayStation e os projetos referentes ao PS4.
Especificamente com relação à divisão de jogos, tudo parece correr bem. Por enquanto, as estimativas não representam quaisquer impactos no ano fiscal, e não há alterações emergentes até então. Mas em adição, a PlayStation denota que está “monitorando cuidadosamente os riscos de adiamentos nos calendários de produção para software de jogos tanto nos seus estúdios third-party e estúdios parceiros, primariamente na Europa e Estados Unidos“. Sendo assim, apesar da confiança em seu planejamento já estabelecido, as alterações que estão ocorrendo no momento – colocando desenvolvedores para trabalhar em Home Office – ainda podem impactar o lançamento de algum dos projetos futuros.
Evidentemente, o público se volta a The Last of Us Part. 2 e Ghost of Tsushima, sendo ambos os títulos majoritários do PS4 para o resto do ano.
Felizmente, Final Fantasy VII Remake já está garantido, e tudo indica que TLOU 2 e Ghost of Tsushima estão bem encaminhados. De qualquer forma, temos um aviso prévio de que a situação pode mudar de forma inesperada, mesmo que tenha uma baixa probabilidade no momento.
Nos resta apenas aguardar por novas informações nos próximos dias.