InícioDicasPrince Of Persia – Ordem Cronológica dos Jogos

Prince Of Persia – Ordem Cronológica dos Jogos

A ordem cronológica da franquia Prince Of Persia pode não ser tão óbvia. Os jogos da Ubisoft são conhecidos por serem inspiração para Assassin’s Creed, já que possuem elementos similares de movimento e combate. A diferença é o ênfase em um único local, ao invés de um mapa mais aberto. Porém, a ordem cronológica de Prince Of Persia pode ficar um pouco confusa; onde os originais se encaixam, os spin-offs, os jogos para DS?

PUBLICIDADE

Ao longo de toda a série Prince Of Persia, conhecemos três períodos de tempo diferentes, seguindo três príncipes diferentes. Obviamente, há muito a se considerar ao desvendar a cronologia da série, e há alguns remakes e entradas para deixar tudo ainda mais rico. Por exemplo: Harem Of Time, de 2002, não era um jogo novo – era uma versão móvel do original. Enquanto isso, há o Prince Of Persia Classic, um remake do original. De qualquer forma, assim que esta primeira trilogia foi concluída, a Ubisoft assumiu as rédeas e uma nova era do Prince Of Persia começou.

A seguir, saiba mais sobre a ordem cronológica de Prince Of Persia.

PUBLICIDADE

A Ordem Cronológica de Prince Of Persia

Príncipe da Pérsia – Reprodução: Prince Of Persia: The Forgotten Sands

Como mencionamos, nesta matéria vamos falar sobre a ordem cronológica da série Prince Of Persia. Os games, portanto, estão ordenados desta forma:

  • Prince Of Persia
  • The Fallen King
  • The Sands Of Time
  • The Forgotten Sands
  • Battles Of Prince Of Persia
  • Warrior Within
  • The Two Thrones

Prince Of Persia

Imagem do primeiro game em ordem cronológica – Reprodução: Prince Of Persia

Embora tenha sido lançado após a trilogia Sands Of Time, o sOft reboot de 2008 é o primeiro jogo cronológico no catálogo da Ubisoft. É ambientado na Antiga Pérsia, ocorrendo cerca de 1.000 anos antes de The Sands Of Time.

Nele, você joga como um aventureiro sem nome que é, na verdade, apelidado de Príncipe. Se ele é um ou não, não está claro. Então, o Príncipe encontra uma princesa ao procurar seu burro, mas seu pai os confronta na Árvore da Vida, onde, após a luta, ele corta a casca para libertar Ahriman, o Deus das Trevas. Isso corrompe o mundo inteiro e leva à jornada da princesa e do príncipe para desfazer essa bagunça.

PUBLICIDADE

The Fallen King

Imagem de capa do jogo – Reprodução: Prince Of Persia: The Fallen King

O epílogo de Prince Of Persia, de 2008, revela que o Príncipe e Elika – a princesa – sobreviveram aos eventos do jogo. Bem, o Príncipe a ressuscitou. Ela não está muito feliz com isso, então, depois de derrotarem seu pai, eles se separam.

É aqui que The Fallen King começa. Elika está com os Ahura, liderando um bando de lutadores da resistência contra Ahriman, enquanto o Príncipe procura pelo rei da Cidade de New Dawn. Ele conhece alguém chamado Zal, e sua jornada é para derrotar um rei cuja corrupção resultou na divisão dele em dois – o humano e o monstro.

PUBLICIDADE

The Sands Of Time

Imagem de The Sands Of Time – Reprodução: Prince Of Persia

1.000 anos após Prince Of Persia, a trilogia original da Ubisoft começa. Ela dá início a uma série de eventos decorrentes da ganância – um desejo de dobrar o tempo simplesmente para estender a própria vida. As Areias do Tempo, presas em uma ampulheta, são o meio para fazer isso.

Pego na precipitação, o Príncipe pega a Adaga do Tempo e embarca em uma jornada para remediar esse caos. Você pode jogar o lançamento de 2003 na Steam ou no PlayStation 2, mas você sempre pode esperar pelo remake já definido para 2022.

PUBLICIDADE

The Forgotten Sands

Imagem de combate do jogo – Reprodução: Prince Of Persia: The Forgotten Sands

Mais areia, mais truques, mais guerra e mais bagunça para o Príncipe limpar. No título de 2010, ele viaja para o reino de seu irmão Malik para encontrá-lo perdendo uma guerra invencível. Então, naturalmente, seu irmão se aventura pelo cOfre do tesouro para liberar o Exército de Salomão – um exército de criaturas feitas de areia.

O Príncipe agora embarca em uma nova missão para prender novamente o Exército de Salomão, reunindo as duas metades do selo. Pelo menos ele não está mexendo com o tempo neste.

PUBLICIDADE

Battles Of Prince Of Persia

O Príncipe – Reprodução: Battles Of Prince Of Persia

Um jogo para DS chamado Battles Of Prince Of Persia, lançado em 2005, conta uma história entre The Sands of Time e Warrior Within. Nele, o Príncipe descobre que está sendo caçado pelo Dahaka, uma manifestação literal do destino, tudo porque ele se intrometeu com o tempo e enganou a morte no primeiro jogo.

No meio disso, ele desencadeia uma guerra entre a Pérsia e a Índia enquanto luta contra os demônios. Ele pode parecer um pouco confuso, mas mostra como o Príncipe se tornou um guerreiro mais duro e rude.

PUBLICIDADE

Warrior Within

Cena de um combate no game – Reprodução: Prince of Persia: Warrior Within

Lançado em 2004, Warrior Within se passa sete anos depois de The Sands of Time, com o Príncipe fugindo de Dahaka. Em busca de conselho, um homem mais velho e sábio disse a ele que ele tinha que morrer – essa é a única maneira de tirar os cães de suas costas.

No entanto, ele também conhece a Ilha do Tempo, onde as Areias foram criadas. Por isso, ele parte em uma missão paradoxal para impedir que elas sejam feitos.

PUBLICIDADE

The Two Thrones

Imagem de capa do game – Reprodução: Prince of Persia: The Two Thrones

Em 2005, The Two Thrones mostrou que o segundo final de Warrior Within (com a Water Sword) é o canônico. O jogo segue a narrativa em que o Príncipe mata o Dahaka e evita que as Areias do Tempo sejam feitas enquanto salva Kaileena. Ele muda retroativamente, assim como Sands of Time se desenrola. No entanto, quando Vizir e Maharajah viajam para a Ilha do Tempo, eles encontram uma ampulheta vazia, ao invés do artefato mágico.

Farah também nunca conheceu o Príncipe por causa da mudança na linha do tempo. De qualquer forma, ele e Kaileena voltam para a Babilônia e a encontram sob cerco. Vizir tem a Adaga do Tempo, libera as Areias e se torna imortal. As areias infectam as feridas do príncipe, dando a ele um novo poder, enquanto ele tem um novo objetivo.

PUBLICIDADE

E a Ordem Cronológica de Prince Of Persia Original?

Bom, vale ressaltar que os jogos originais não estão ligados ao Príncipe moderno, mas ainda vale a pena jogá-los. Fazendo uma trilogia própria, o primeiro jogo veio de Jordan Mechner em 1989, e era um sidescroller 2D sobre um órfão que se apaixonava por uma princesa. É incrivelmente curto, rodando em torno de uma hora, mas foi um sucesso, levando a Prince Of Persia 2: The Shadow And The Flame. Embora o segundo jogo tenha terminado em um suspense, ele não foi resolvido pela terceira parcela Prince Of Persia 3D, que conta uma história totalmente diferente.

Prince Of Persia

Primeiro jogo da trilogia original – Reprodução: Prince of Persia

Antes da aventura inovadora de Sands Of Time, havia o Príncipe da Pérsia original. Revisitar este jogo revela o quão longe o Príncipe chegou e o quanto ele mudou. Lançado em 1989 à medida em que os jogos de computador cresciam em popularidade, este jogo assumiu a forma de um quebra-cabeça de plataforma lenta, semelhante a títulos como Out of This World.

PUBLICIDADE

Tendo lugar na Pérsia Medieval (aproximadamente 200 anos após a trilogia Sands Of Time), ele segue o Príncipe anônimo enquanto ele escapa da masmorra do palácio para salvar a filha do Sultão do malvado feiticeiro Vizir. Ao longo de sua jornada, ele supera inúmeras armadilhas mortais, guardas armados e até mesmo seu clone mágico para salvar a princesa.

Prince Of Persia 2: The Shadow And The Flame

Cena do segundo game – Reprodução: Prince Of Persia 2: The Shadow And The Flame

Após o sucesso moderado do primeiro jogo, The Shadow And The Flame foi lançado alguns anos depois, em 1993, e se passa apenas 11 dias depois de onde o anterior terminou. Embora a sensação e a mecânica do jogo sejam mantidas intactas, houve mais esforço e foco no aspecto de combate, com muito mais inimigos para enfrentar.

PUBLICIDADE

Desta vez, o Príncipe é amaldiçoado com a aparência de um estranho pelo malvado Vizir, que faz com que todos no palácio se voltem contra ele. Ele escapa em um navio e, apesar das tentativas do Vizir de matá-lo, o Príncipe está determinado a retornar. Depois de destruir Vizir para sempre, ele se reúne com a Princesa – sem saber que uma figura sinistra está observando os dois.

Prince Of Persia 3D

Último título da franquia original – Reprodução: Prince Of Persia 3D

Apesar do fato de Prince of Persia 2 ter terminado em um suspense, Prince of Persia 3D se passa no futuro, contando uma história completamente diferente. No final do milênio, as explorações em 3D estavam surgindo em todos os lugares. Este título de 1999 foi criado para levar o Príncipe a este novo mundo. Mas, infelizmente, não foi recebido tão favoravelmente quanto seus antecessores.

PUBLICIDADE

Esta história segue o Príncipe enquanto ele acompanha o Sultão para visitar o irmão deste, Assan. Logo após chegar, o Príncipe é preso e Assan leva o Sultão como refém. O Príncipe precisa navegar no espaço 3D da masmorra de Assan enquanto é restringido por controles de movimento graduais, semelhantes aos jogos Resident Evil mais antigos.

Confira também:

Saiba mais sobre onde adquirir os jogos da franquia Prince of Persia na Ubisoft Store.

PUBLICIDADE
Carolina Rocha
Carolina Rocha
jornalista, geminiana. gosto de joguinhos, séries, música, tudo do mundo do entretenimento.