Na última terça-feira, 20 de agosto, aconteceu em São Paulo o WB Games Summit 2019, evento anual da WB Games em que a empresa apresenta para a imprensa e para o mercado os principais lançamentos de Capcom, EA, Ubisoft e Warner Games para o próximo ano, e um dos principais destaques do evento foi Ghost Recon Breakpoint, da Ubisoft.
Após a conferência de apresentação dos games, Ghost Recon Breakpoint era um dos jogos com uma demo disponível para teste no evento, e nós tivemos a oportunidade de jogar e trazemos para vocês nossas impressões.
Mais um jogo baseado na obra de Tom Clancy, em “Breakpoin” nós devemos restaurar a ordem na ilha de Auroa, uma sociedade utópica e auto-sustentável, isolada do mundo em uma ilha.
O local é uma utopia tecnológica e foi tomado pelos Wolves, esquadrão formado por ex-membros do esquadrão Ghost. O grupo dos Wolves é liderado por um personagem interpretado por Josh Bernthal, ator conhecido por interpretar o Justiceiro na série da Netflix e Shane nas primeiras temporadas de The Walking Dead.
A base do jogo é a infiltração furtiva e em cooperação com outros jogadores, mas a demo disponível no evento nos dava a possibilidade de jogar apenas sozinhos e algumas missões poderiam ser escolhidas para se experimentar o game.
O jogo apresentou alguns problemas de performance que chegaram a comprometer a experiência. Mas isso não deve ser um problema para quem for jogar nos consoles de mesa ou em um PC potente, já que no Summit o game estava rodando em um PC que claramente não tinha a configuração suficiente para rodar o jogo de forma satisfatória. Isso resultou em problemas sérios de queda de framerate e alguns travamentos bastante incômodos.
Fora essa dificuldade técnica, Breakpoint se apresentou como mais um jogo extremamente competente da série Ghost Recon. A principal premissa da série se mantém, a furtividade. Ela é o elemento chave para se atravessar as missões e os desafios do game, embora há quem prefira simplesmente rushar e sair metendo bala em tudo, mas isso com certeza tende a trazer complicações.
Um dos destaques ficou por conta dos drones inimigos, que tem como uma de suas funções, encontrar e cercar você e os demais membros do esquadrão Ghost. Eles são bem complicados de serem abatidos e embora se apresentem como os inimigos mais básicos do jogo, já representam um desafio considerável.
Além da mecânica de furtividade, Breakpoint tem fortes elementos de RPG, com a customização de personagens para montá-lo da forma que melhor se adapta ao seu estilo de jogo. Há também diferentes níveis a serem atingidos, classes, equipamentos e armas.
Outro ponto importante é o foco na sobrevivência. Com um terreno bastante irregular, dezenas de drones e o esquadrão Wolf à sua caça, a sobrevivência não apenas é um elemento importante do jogo como um dos grandes desafios a ser superado. Por estar agindo atrás das linhas inimigas, o esquadrão Ghost está sempre em desvantagem e a inteligência para saber o momento certo de agir é fundamental para o sucesso das missões.
Ghost Recon Breakpoint chega em 4 de outubro para PlayStation 4, Xbox One e PC, e pelo o que foi possível testar do game, apesar dos problemas de desempenho do equipamento que o rodava, o jogo deve agradar bastante aos fãs do gênero e entregar uma grande quantidade de conteúdo oara os jogadores explorarem, além de um mapa bastante vasto e apinhado de missões.