PlayStation 5 – Tudo o que sabemos sobre a retrocompatibilidade do console

Este ano, testemunharemos a chegada de uma nova geração de consoles. Movida pelo lançamento do PlayStation 5 e Xbox Series X, tanto a Microsoft quanto a Sony estão se preparando para surpreender o público nos próximos meses. Inclusive, será a marca Xbox quem dará o “pontapé inicial” nessa nova jornada, por meio do Inside Xbox que ocorrerá no dia 7 de Maio.

Se tratando do PlayStation 5, ainda resta uma quantidade massiva de dúvidas referentes ao console. Infelizmente a Sony não tem sido gentil com seus fãs, revelando poucos detalhes pertinentes ao novo console. Além disso, segundo múltiplas fontes diferentes, parece que sequer vimos parte do potencial que o PS5 representa.

Dito isso, um dos assuntos mais pertinentes quando se trata do novo console da Sony, certamente deriva de questões a respeito da retrocompatibilidade do console. Ao comentar pela primeira vez sobre a biblioteca retrocompativel, a PlayStation deixou claro que haverá uma grande sincronia com os jogos do PS4. Por consequência, apenas os games do console atual estão garantidos na retrocompatibilidade do vindouro PlayStation 5. Mesmo que os games estejam em formato digital ou físico, a Sony garantiu que os jogos da geração atual – em sua grande maioria – serão compatíveis com o novo hardware.

Também podemos afirmar que os games do PS4 serão melhores no vindouro PS5, graças a uma boa dose de melhorias providas pelo novo console. Em suma, o PlayStation 5 contará com alguns recursos que permitem melhorar a qualidade da experiência, incluindo gráficos melhores e uma performance muito mais consistente.

Abaixo você confere uma descrição provida por Mark Cerny – durante a apresentação que substituiu a presença da PlayStation durante a GDC 2020.

Esperamos que títulos compatíveis com versões anteriores sejam executados com uma frequência aprimorada no PS5, para que possam se beneficiar de taxas de quadros mais altas ou mais estáveis, e de resoluções potencialmente mais altas. No momento, estamos avaliando os jogos, título por título, para identificar quaisquer problemas que precisem de ajustes dos desenvolvedores do software original.

Assim como os jogos convencionais do PS4, o PlayStation 5 também será capaz de reproduzir os títulos da biblioteca do PSVR. Ainda não sabemos se veremos um substituto para o PSVR atual, mas de acordo com informações oficiais, o novo console da Sony permitirá utilizar os jogos em realidade virtual que surgiram no PS4.

A respeito da retrocompatibilidade com outros consoles da Sony – como PS2 e PS3 – nada foi mencionado até o momento. Apesar de múltiplos rumores sugerirem a adesão de todas as gerações da PlayStation na retrocompatibilidade, apenas os jogos do PS4 estão de fato garantidos. Isso não impede que a Sony aperfeiçoe suas técnicas de melhorias para encaixar jogos mais antigos, mas ao mesmo tempo, serve como uma garantia de que não veremos uma relação com os jogos mais clássicos. Desta forma, provavelmente será mantido o formato de Legado, que já existe no sistema do PS4.

Em conclusão, isso é tudo que sabemos até o momento sobre o uso da Retrocompatibilidade no PlayStation 5. Ainda restam diversas questões para a Sony responder, e ao que tudo indica, teremos uma posição oficial sobre todos os detalhes do console nos próximos meses.

Guru

Guru é o cara que não sabe falar sobre outra coisa além de jogos e consoles. Ansioso pela nova geração, ele sonha ininterruptamente com o retorno de God Hand, Viewtiful Joe, Captain Comando e outros clássicos de porradinha sem freio. Possui um histórico considerável de vazamentos, rumores e teorias sem sentido que geram uma boa discussão.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade