InícioGamesO que se espera dos jogos de RPG em 2024

O que se espera dos jogos de RPG em 2024

Se você é gamer, certamente conhece aquele momento especial quando chega o final do dia e você tem a chance de se desconectar do trabalho ou dos estudos e se dedicar ao seu jogo favorito, se afastando um pouco da ‘vida real’. Os jogos de RPG online proporcionam exatamente essa sensação, já que te transportam para um ambiente virtual em que é possível abstrair jogando em outro mundo e assumindo o papel de vários personagens. Essa modalidade é muito popular entre os gamers, e a tendência é que continue entre as favoritas em 2024.

Os jogos RPG online permitem aos jogadores controlar uma ou mais personagens em um mundo virtual. No RPG ‘tradicional’, o objetivo dos jogadores é ajudar seus personagens a subir de nível e atingir determinados objetivos. Em uma sociedade cada vez mais globalizada, os jogos de RPG online de multijogador dão aos players a chance de assumir uma função e permitem que haja interação com uma sociedade global de jogadores, tanto trabalhando em conjunto quanto competindo entre si.

Um jogo clássico de RPG online visa o desenvolvimento de personagens dentro de um enredo interessante, com paisagens e cenários tão irreais quanto incríveis. Para atingir os objetivos, é preciso ser muito engenhoso, o que faz com que o desafio seja uma constante, aumentando assim o interesse dos jogadores. Esses jogos podem ser jogados em diversos dispositivos, desde consolas de vídeogame a tablets ou até mesmo smartphones. A esse propósito, temos um artigo sobre os 30 melhores RPGs para PS2, em uma lista na qual constam jogos como Kingdom Hearts 2 ou Persona 3 FES. No caso do Kingdom Hearts, lançado em 2006, esse foi um jogo que despertou bastante a atenção pelo fato de ligar personagens do Final Fantasy ao universo Disney. No entanto, tinha alguns problemas relcionados com a câmrea e com o cmbate funcional que entratanto foram solucionados. O Kingdom Harts 2 veio na sequência clássica mas resolveu esse problemas.

Já o Persona FES, lançado em 2008, tem agora uma nova versão. Sua história algo sombria se mantém e, em Persona 3 FES, o usuário terá a chance de desfrutar uma melhor jogabilidade.

Let the Games Begin

Desenvolvedores se esforçam para inovar

Nesta área, assim como em qualquer outra, a inovação é a chave. Existem vários títulos de jogos RPG online que sofrem constantes alterações em suas caraterísticas, a fim de que voltem a se tornar atraentes para os jogadores. A jogabilidade é uma das principais melhorias levadas a cabo pelos desenvolvedores, bem como novos desafios adaptados à realidade de cada jogo, sem que a essência do jogo em si seja perdida. Uma vez que a indústria dos jogos foi evoluindo, surgiram cada vez mais opções atrativas para jogar e está claro que os desenvolvedores tentaram, com o lançamento de novas versões, acompanhar essa evolução geral. Podemos olhar para os casos de Final Fantasy X ou Persona 4 como bons exemplos a esse nível.

As atualizações costumam ser frequentes, e as desenvolvedoras de games estão sempre trabalhando no sentido de lançar novos jogos. Sendo assim, algumas empresas como a Take Two ou a Square Enix lançam constantemente newsletters para seus usuários, a fim de que experimentem novos títulos ou as atualizações dos jogos.

Nord Storm World (2021) (photographer LediGroza)

O exemplo Old School RuneScape

Em novembro deste ano, a Jagex liberou uma nova liga em Old School RuneScape, propondo assim novos desafios aos seus usuários. As novidades fizeram tanto sucesso que, segundo revelou a desenvolvedora em sua página oficial no Twitter, foi batido um novo recorde de usuários jogando simultaneamente. Ao todo, 190 mil players estiveram ligados ao mesmo tempo.

Para o ano de 2024, a tendência é clara. As desenvolvedoras estão ligadas no quão importante é inovar em seus jogos, introduzir novas funcionalidades e abrir diferentes possibilidades aos seus usuários. Precisamente por isso, a expectativa é a de que continuem a trabalhar da melhor forma os jogos RPG online, com lançamentos, melhorias e adaptações de antigos títulos que vão voltar a estar bem na moda, se destacando Cyberpunk 2077: The Next Level e The Last of Us Part III.

A cultura dos jogos RPG online promete continuar forte no universo do gaming em 2024 e os players certamente aguardam ansiosos para conhecer tudo aquilo que as desenvolvedoras estão planejando para esse novo ano.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.