Jogador de Zelda: Ocarina of Time termina o jogo sem abrir nenhuma das portas das dungeons

Speedruns de Ocarina of Time já são bastante desafiadores; desde o modo Any%, que usa todo o tipo de glitch para terminar o jogo até o modo 100%, que necessita que o jogador colete tudo no menor tempo possível. Uma nova run que utiliza ferramentas fora do jogo levou tudo um passo adiante, ao completar todas as dungeons sem abrir uma porta sequer.

Um speedrun que utiliza algum programa externo, chamado TAS (tool-assisted speedrun) utiliza emulação e um software especial para jogar um jogo o mais perfeitamente possível.

TAS Ocarina of Time requer um jogador de altíssimo nível para realizar todos os truques, porém o novo modo “All Dungeons, No Doors” criado pelo speedrunner TaylorTotFTW e concebido pelo “No Doors Collective,” uma junção de runnners dedicados à criar runs sem abrir portas, faz o jogo ser terminado sem que uma única porta seja aberta.

O TAS foi revelado no Twitch com uma run comentada por TaylorTotFTW e outro speedrunner famoso chamado ZFG. Durante a run, eles destacam os vários truques que os permitem atravesses portas, na maior parte dos casos ao sair dos limites do mapa em momentos chave ou ao usar truques complicados para se teleportar diretamente em uma sala que é geralmente inacessível sem abrir a porta.

Existem runs Any% do jogo sem utilizar portas, mas esta é a primeira run com todas as dungeons, graças a novos glitches descobertos. O No Doors Collective e seus vários runners trabalharam duro para encontrar uma rota pelo jogo. Você pode conferir um pouco do processo no vídeo abaixo, que mostra todos os truques por fora do mapa.

Speedruns como “All Dungeons, No Doors” são bobas e ao mesmo tempo impressionantes, permitindo que o runner transforme o jogo no seu próprio brinquedo pessoal. Essa run é um ótimo exemplo de como os speedrunners podem pegar um jogo como Ocarina of Time e transformá-lo em algo novo quase 20 anos depois do seu lançamento.

David Brito

Fã de Roguelikes e J-RPGs, David passa a maior parte do seu tempo livre testando novos jogos e lembrando a todos o quanto ele ama a franquia Persona.

Publicado por