PUBLICIDADE
InícioGamesE-SportsNovo ministro do Esporte reconhece Esports e vai criar secretaria da modalidade

Novo ministro do Esporte reconhece Esports e vai criar secretaria da modalidade

O novo ministro do esporte, André Fufuca, que vem do PP do Maranhão, recentemente reconheceu os Esports como modalidade esportiva e anunciou a criação de uma secretaria dedicada à modallidade.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao Globo Esporte, o Ministro deu a seguinte declaração:

“Tenho uma visão um pouco diferenciada em relação a esse assunto. A gente considera, sim, os esports como um esporte. A gente vê a capacidade e amplitude que ele tem. Você pode ver a quantidade de torneios que tem em território nacional. É impossível fechar os olhos em relação a essa temática e nós iremos, sim, tratar como esportes, como eu acho que deva ser”.

PUBLICIDADE

Essa opinião do novo ministro vai de encontro ao que a ministra anterior da pasta, Ana Moser, tinha, já que ela não considerava os Esports como esportes.

As declarações de Ana Moser encontraram uma reação negativa na comunidade dos esports, que mantém uma visão contrária à apresentada pela ex-ministra, considerando a modalidade como um esporte legítimo. A ex-ministra também respondeu às críticas que surgiram nas redes sociais em relação a esse assunto, enfatizando que a questão deveria ser abordada de forma “intersetorial”, ou seja, envolvendo diferentes áreas, e não ser tratada exclusivamente por um único ministério.

O Brasil é um dos países em desenvolvimento mais competitivos nos cenários de Esports mundiais, com equipes que já foram campeões de diversos jogos como CS:GO, Rainbow Six e Free Fire, modalidades cobertas no site GGBet.

No CS, por exemplo, o Brasil sediou em 2022 o IEM Rio Major, evento máximo da modalidade, no Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa também foi sede do IEM Rio 2023.

No caso do IEM Major Rio, o evento teve ingressos esgotados e chegou ao pico de um milhão de espectadores simultâneos, maior até do que o de algumas emissões de televisão.

Mais no passado, o Brasil também foi casa de eventos como a ESL One Belo Horizonte.

PUBLICIDADE

Em outros Esports como o Valorant também tiveram eventos no Brasil, como mais recentemente o VCT Lock In em São Paulo, agora em 2023. Já no Free Fire, o Brasil reina absoluto como o país com mais times na elite e que figura constantemente nos pódios das competições do jogo.

Caso você não goste de competir e apenas assistir às partidas, também é possível fazer apostas em Esports, e ter a chance de ganhar dinheiro com o seu conhecimento nas modalidades.

Confira também

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.