Um novo malware peculiar que recentemente infectou alguns computadores está bloqueando os arquivos dos usuários, até que eles joguem partidas de PlayerUnknown’s Battlegrounds.
Esse tipo de malware é chamado ransomware, ele criptografa os arquivos do computador e os torna inacessível até que uma quantia em dinheiro seja paga para desbloqueá-los. Na maioria dos casos uma mensagem explica o que deve ser feito e não é raro que esses “resgates” custem milhões.
Entretanto esse ransomware de PUBG é diferente e está apenas pedindo para que os usuários joguem algumas partidas do game. Quando o computador está infectado a mensagem escrita é a seguinte:
“Seus arquivos estão criptografados pelo PUBG Ransomware! Mas não se preocupe! Não é tão difícil desbloqueá-los. Eu não quero dinheiro! Apenas jogue PUBG por uma hora.”
Segundo especialista consultados pela Kotaku, o PUBG Ransomware realmente bloqueia os arquivos do seu PC, mas é um pouco mais fácil de se livrar dele. O vírus criptografa apenas os arquivos da área de trabalho e na verdade os desbloqueia após três minutos jogando PUBG e não uma hora.
Além disso, de acordo com o especialista em malware, Lawrence Abrams, há algumas outras alternativas mais fáceis, o próprio ransomware fornece um código de desbloqueio para os seus arquivos, caso você não queira jogar PUBG.
Abrams ainda disse que o PUBG Ransomware parece que ainda está em desenvolvimento e não sabe se um dia ele será realmente usado para bloquear os arquivos das pessoas ou apenas se trata de uma brincadeira.