O lançamento do novo console Switch 2 mal aconteceu e já está movimentando intensamente o mercado global. Com fãs ansiosos por colocar as mãos no sucessor do aclamado Switch original, a Nintendo agora enfrenta um problema que toda empresa gostaria de ter: mais procura do que oferta. A situação chamou atenção até de investidores e motivou um pedido de desculpas oficial por parte do presidente da empresa.
A procura pelo Switch 2 explodiu
Durante uma reunião recente com acionistas, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, admitiu que a demanda pelo Switch 2 superou amplamente as projeções internas da companhia. Segundo ele, a procura se mostrou intensa desde os primeiros dias de venda, gerando escassez em diversos países.
Para se ter uma ideia do tamanho do interesse, mais de 2,2 milhões de pessoas participaram da primeira venda por sorteio realizada pela loja oficial My Nintendo Store em abril. Até agora, já foram feitas quatro rodadas de sorteio, e uma quinta está prevista para julho. Lojas físicas também começaram a fazer sorteios próprios para tentar atender a parte dos consumidores.
Produção em ritmo acelerado e previsão otimista
Mesmo com os desafios iniciais, a Nintendo garantiu que está trabalhando para ampliar sua capacidade de produção e atender a demanda o quanto antes. A empresa também informou que mais varejistas estão começando a disponibilizar o console em lojas físicas, o que deve ajudar a amenizar o problema nos próximos meses.
Vale lembrar que o Switch 2 vendeu mais de 3,5 milhões de unidades em apenas quatro dias – o dobro do ritmo do modelo original em seu lançamento. A consultoria DFC Intelligence inclusive revisou para cima sua previsão de vendas em 2025, passando de 15 para 16 milhões de unidades, mesmo considerando a limitação de estoque. Sem esse gargalo, o número poderia chegar a 20 milhões.
Switch 2 tem tudo para repetir (ou superar) o sucesso do antecessor
A recepção calorosa ao Switch 2 demonstra não só a força da marca Nintendo, mas também o interesse contínuo do público por experiências híbridas de console e portátil. A expectativa agora é que, com o aumento da produção, a empresa consiga atender a todos os fãs que ainda aguardam uma chance de comprar o novo console.