Recentemente diversos fãs da Nintendo têm reclamado sobre uma representação preconceituosa de um dos personagens de Super Smash Bros. Ultimate.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
O personagem em questão é Mr. Game & Watch, que em um dos seus ataques ele fica com uma pena na cabeça e empunhando uma tocha. Essa é uma caricatura considerada degradante aos povos nativos americanos.
O movimento realizado pelo personagem faz uma referência ao jogo Fire Attack, de 1982, onde você basicamente precisava defender um forte de madeira do ataque de nativos americanos raivosos empunhando tochas e com uma pena na cabeça.
Quando foi relançado para Game Boy, Fire Attack já havia sido editado para remover a pena da cabeça dos nativos americanos e o mesmo acontecerá em Super Smash Bros. Ultimate.
Please check and spread the below thread from ResetEra. Mr. Game & Watch's new forward smash in Smash Ultimate is a direct reference to a G&W game featuring racist depictions of Native Americans.
I'm Native, and this hurts. @NintendoAmerica Can you help?https://t.co/8JlXbBh1lf pic.twitter.com/NZCasWlVom
— gale (@rr_gale) November 3, 2018
Em um comunicado compartilhado pela Eurogamer a Nintendo pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que planeja realizar uma atualização para que essa representação racista seja removida do personagem.
“A Nintendo planeja distribuir uma atualização para o Super Smash Bros. Ultimate, que remove a pena da silhueta do Mr. Game & Watch. O jogo original no qual esta representação do personagem é baseada foi lançado há mais de três décadas e não representa os valores de nossa empresa hoje.”
“Pedimos sinceras desculpas por essa mudança não ter sido notada em nosso material de marketing e estamos dando continuidade ao nosso trabalho para tornar o Super Smash Bros. Ultimate uma experiência que seja ao mesmo tempo acolhedora e divertida para todos.”
Super Smash Bros. Ultimate chega exclusivamente para o Nintendo Switch no dia 7 de dezembro.