Nintendo não conseguiu atingir suas metas fiscais

A Nintendo anunciou hoje seu balanço do ano fiscal de 2013, e para a surpresa (nem tanto) de muitas pessoas, suas principais metas não foram atingidas, assim como o WiiU se mostrou não muito eficiente em suas vendas.

Vamos falar em números, a Nintendo teve uma queda de 1,9% de sua receita, comparada com o ano passado. No total, a receita foi de 6,4 bilhões de dólares, porém a empresa apresentou um prejuízo operacional de 366 milhões de dólares. Esse prejuízo se deve, principalmente, ao baixo número das vendas do WiiU. Mas, devido a taxas de câmbio favoráveis, a empresa conseguiu apresentar ainda um lucro líquido de aproximadamente 71 milhões de dólares (melhor que o prejuízo do último ano de US$ 434 milhões).

As vendas de jogos e consoles não atingiu a maioria de suas metas, mesmo que elas tenham sido reduzidas pelas péssimas previsões e os também péssimos desempenhos de vendas que os produtos tinham. O WiiU, por exemplo, tinha uma meta de vendas inicial de 5,5 milhões de unidades, que foi reduzida para 4 milhões, e acabou fechando o ano com 3,45 milhões de unidades vendidas, sendo que, entre janeiro e março deste ano, somente 390 mil unidades foram vendidas. A venda de jogos foi reduzida já da meta inicial de 24 milhões de unidades para 16 milhões, porém chegou ao número de 13,42 milhões de unidades vendidas. O Nintendo 3DS conseguiu se sair melhor, vendendo 13,9 milhões de unidades e 49,6 milhões de jogos, o que foi um avanço comparado com os números do ano passado, porém, o seu antecessor, o Nintendo DS vendeu mais de 23,5 milhões de unidades.

Talvez seja hora da Nintendo repensar suas estratégias, pois, aparentemente, seus novos consoles não são exatamente o que o público deseja. As metas foram reduzidas consideravelmente, mesmo que o ano tenha trazido lucro para a empresa.

O que vocês acham? Está na hora da Nintendo mostrar a sua força? Será que ela consegue voltar a ser a potência que já foi antigamente? Ou estamos vendo a Big N caminhar para seu próprio fim?

Deixem seus comentários!

Ryan da Costa

Ex-redator

Publicado por
Tags: Nintendo

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade