A Microsoft finalmente concluiu sua procura por um CEO e apontou Satya Nadella como novo comandante da gigante do software. O anúncio confirma rumores recentes de que a companhia estava planejando nomear Nadella como presidente, após seu importante papel como vice-presidente da divisão de Cloud e Enterprise.
Como a nomeação de Nadella foi decretada como imediata pelo gabinete de diretores da companhia, Steve Balmer já não é mais o CEO da Microsoft e pode aposentar-se mais cedo do que ele esperava, deixando assim seu cargo para o terceiro CEO da companhia em 39 anos de existência.
Em press release enviado hoje, Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft e ainda hoje a cara da empresa, disse que Nadella é a pessoa mais indicada para liderar a Microsoft nessa época de transição. Gates ainda disse que Satya é um líder testado, com excelentes habilidades de engenheiro, visão para negócios e a habilidade de unir as pessoas e que é exatamente do que a Microsoft precisa para começar um novo capítulo de expansão da produção, inovação e crescimento.
Por falar em Bill Gates, o executivo vai trocar de posição na Microsoft, passando agora a ser um consultor em tecnologia para a empresa e a dedicar mais do seu tempo à Microsoft, ajudando Nadella a definir a tecnologia e direção de produtos da companhia.
Nadella nasceu em 1967 na Índia e é formado em engenharia elétrica na Universidade de Mangalore. Após isso, ele mudou-se para os EUA e fez mestrado em Ciência da Computação na Universidade de Wisconsin, alem de conseguir seu MBA na Universidade de Chicago. Ele entrou na Microsoft em 1992 e trabalhou em diferentes projetos da Microsoft, como o Office, o Bing e ferramentas para servidores.
Mais atualmente, Nadella supervisionou o desenvolvimento da infraestrutura do Windows Azure, uma plataforma na nuvem que é usada para desenvolver alguns dos serviços mais populares da Microsoft, como o Bing, o Skype, a Xbox Live e a Xbox One Cloud.
O que vocês acharam dessa nomeação?