A Microsoft começou 2022 com mais uma aquisição de peso no mundo dos games: a Activision Blizzard.
O anúncio foi feito há pouco no Xbox Newswire, e agora a companhia adquiriu não só a marca, mas todos os estúdios a seguir: Activision Publishing, Blizzard Entertainment, Beenox, Demonware, Digital Legends, High Moon Studios, Infinity Ward, King, Major League Gaming, Radical Entertainment, Raven Software, Sledgehammer Games, Toys for Bob, Treyarch e seus desenvolvedores.
De acordo com Jason Schreier, do site Bloomberg, o negócio envolveria uma cifra nunca antes vista na história da indústria de videogames: 68,7 bilhões de dólares.
A Activision Blizzard atualmente passa por uma crise bastante profunda graças a escândalos de assédio sexual e abuso moral dentro da Blizzard, responsável por jogos como Diablo e World of Warcraft.
A Microsoft também confirmou que em breve os títulos da Activision e da Blizzard, assim como suas respectivas subsidiárias, farão parte do Xbox Gamepass, e que o serviço de games por assinatura da Microsoft conta atualmente com 25 milhões de assinantes.
Até o fechamento do negócio, as empresas irão trabalhar independentes entre si, e a adição dos jogos ao catálogo do Gamepass acontecerá assim que o negócio for aprovado.
Vale ressaltar que uma aquisição desse porte pode encontrar alguma resistência dentro dos órgãos de antitruste tanto dos Estados Unidos quanto da União Europeia.
Recentemente, funcionários da Activision Blizzard começaram a denunciar alguns dos principais executivos da empresa pela perpetuação de uma cultura de assédio sexual e discriminação, com a empresa sendo processada pela California Department of Fair Employment and Housing, além de diversos protestos e greves por parte dos funcionários.
Para vocês terem uma ideia do quão grande seria essa aquisição, até hoje a maior compra de uma produtora por outra havia sido a da Zynga pela Take Two, por 12 bilhões de dólares, que aconteceu agora pouco no começo do ano.