Mario Kart World já roda em velocidade máxima no PC com emulador de Switch 2

Mario Kart World já pode ser executado em velocidade máxima no PC por meio de Eglantine, um emulador experimental de Nintendo Switch 2 que surgiu pouco mais de uma semana após o jailbreak do console. O resultado representa um avanço rápido para a emulação da nova plataforma, embora ainda esteja longe de oferecer uma experiência estável e completa.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

O desbloqueio do Switch 2 abriu espaço para projetos de modificação, homebrew e emulação. Depois de demonstrações de Mario Kart World rodando em macOS e até em um iPhone 18 Pro, o jogo agora aparece funcionando em computadores com Windows, Linux e macOS.

Eglantine nasceu a partir do trabalho experimental de Takoroka, que adicionou suporte inicial ao Switch 2 em Eden, um dos primeiros emuladores conhecidos da família Switch. O projeto também aproveita elementos de Eden, Yuzu e Sudachi e foi iniciado pela desenvolvedora Camille LaVey. Escrito em C++, o software tem como objetivo manter compatibilidade com diferentes sistemas operacionais.

PUBLICIDADE

Emulador ainda está em fase experimental

De acordo com os responsáveis pelo projeto, Mario Kart World pode rodar em “velocidade máxima”, dependendo da configuração do computador utilizado. Splatoon Raiders também já é executável, mas apresenta variações na taxa de quadros. Demonstrações em vídeo mostram os dois jogos funcionando, embora o desempenho ainda não seja uniforme.

As limitações técnicas continuam evidentes. Takoroka alerta que a ausência de alguns elementos visuais está relacionada a shaders que ainda não foram implementados. Isso significa que o emulador pode apresentar falhas de renderização, além de problemas de compatibilidade e desempenho em outros jogos do catálogo do Switch 2.

Por isso, Eglantine deve ser encarado como um projeto em desenvolvimento, e não como uma solução pronta para substituir o console. Fazer alguns títulos funcionarem tão rapidamente é um marco relevante, mas ampliar a compatibilidade e manter uma performance consistente serão desafios maiores.

Avanço pode atrair atenção da Nintendo

A velocidade com que a emulação avançou desde o jailbreak também pode aumentar a atenção da Nintendo. A empresa já entrou em conflito com projetos semelhantes no passado, incluindo Yuzu e Ryujinx, que acabaram encerrados após ações contra a cena de emulação.

O estágio atual de Eglantine mostra mais o potencial técnico do Switch 2 do que uma alternativa consolidada para jogar no PC. Ainda assim, a rapidez do progresso indica que os próximos meses podem trazer melhorias importantes — e também novas disputas em torno dos limites legais e técnicos da emulação.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.