Loki – Todos as Referências do Episódio 5

A própria escolha temática da série Loki, com várias linhas do tempo, tornou obrigatório a presença de referências e easter eggs em relação ao MCU e a Marvel como um todo. Mas o Episódio 5 de Loki veio com tudo e apresentou literalmente um mundo inteiro de referências.

ATENÇÃO: SPOILERS DOS EPISÓDIOS 4 E 5 DE LOKI ADIANTE

Descobrimos no episódio 4 que, diferentemente do que era imaginado, tudo que é “podado” pela AVT é, na verdade, transportado para um lugar especial no espaço-tempo.

Ao invés de serem desintegrados, pessoas, criaturas e objetos vão parar em um “Vazio no Fim dos Tempos”, onde tudo que possui alguma energia temporal é eventualmente absorvido por uma criatura mística.

Mas mesmo essa criatura, Alioth, tem suas preferências alimentares e um limite para o quanto pode consumir. Por causa disso, essa dimensão onde Loki se encontra (com vários outros Loki, inclusive), é recheada de ruínas… E essas ruínas são recheadas de referências da história de Loki, do MCU e das histórias em quadrinhos.

Jornada no Mistério

Até o nome do episódio 5 de Loki, “Journey Into Mistery” é uma referência. É o título de uma série de quadrinhos Marvel dos anos 50 e que eventualmente passou a revelar os heróis que futuramente fariam o elenco da editora. Em 1962, Thor e Loki fizeram sua estreia pela Marvel nesse título, com Loki ostentando o visual que o Velho Loki da série apresenta.

Empresas QENG

A Torre dos Vingadores que aparece na versão desolada tem o grande A (de “Avengers” substituída por QENG. Sendo um easter egg dentro de um easter egg (uma matrioska de easter egg), essa é uma referência as empresas QENG, para quem Tony Stark vendeu a Torre dos Vingadores em um arco nos quadrinhos em 2015.

O CEO da QENG era um misterioso Sr.Gryphon — que descobriríamos eventualmente ser uma versão alternativa de Kang O Conquistador que ficou preso no século 21.

Alioth

A Torre QENG não é a única referencia ao Kang, tido por muitos teoristas como o vilão verdadeiro de Loki. Alioth, seu grande rival nos quadrinhos, faz uma aparição na série como monstro de fumaça de Lost que virou uma fera voraz por energia temporal.

Cabeça do Jaqueta Amarela

Apesar de ter personagens clássicos do universo Marvel, muitas vezes o MCU simplesmente não dá os nomes dos quadrinhos para os personagens. É o caso do vilão de Homem-Formiga. Ao final do filme do herói de tamanho variável, o vilão interpretado por Corey Stoll é esmagado de maneira subatômica… Mas alguma versão alternativa sobreviveu e até desenvolveu o gigantismo que vimos nas aparições subsequentes do Homem-Formiga, antes de virar apenas uma cabeça no Vazio.

Ou é o mesmo que apareceu no filme, sendo diminuído no Reino Quântico até dar um avesso no próprio tempo… Sei lá.

Thanoscóptero

Fizemos até um post especial sobre essa que é uma das referências mais hilárias do episódio. No Vazio do Fim dos Tempos encontra-se uma versão do Thanoscóptero. Que é exatamente isso: um helicóptero de Thanos. Que apareceu nos quadrinhos quando ele tenta recuperar o Cubo Cósmico da Felina e do Homem-Aranha!

Mjolnir

Junto à um monte de lixo nesse vazio temporal estava, também, uma versão alternativa do famoso martelo do Thor, Mjolnir. É impossível saber se o próprio martelo é uma Variante ou se ele veio junto de um Thor Variante ou até mesmo um Loki Variante… Mas é possível que ele tenha vindo junto com…

 

…Throg

A versão sapo de Thor. Apesar de (quase) tão bizarra quando a Variante Crocodilo de Loki, Throg é um personagem que surgiu também nos quadrinhos da Marvel antes de aparecer na série. Simon Walterson foi um humano transformado em sapo por mágica e que ganhou os poderes de Thor ao levantar o Mjolnir. Ele aparece preso em uma jarra que está nomeada como “T365”, que é uma referência a edição 365 de Thor, onde o personagem aparece pela primeira vez.

 

Roxxiwine

No quartel-esconderijo, os Loki dividem um pouco de um vinho barato de caixa chamado Roxxiwine. Essa é uma referência à corporação Roxxon — que aparece antes na série no mercado Roxxmart onde conhecemos Sylvie –que, nos quadrinhos, é comandada por um plutocrata corrupto.

 

Polybius

Uma das creepypastas mais conhecidas do mundo gamer, Polybius seria supostamente um jogo de cabine arcade feita pela CIA para induzir controle mental em quem jogava. Nunca passou de boato e nada além de imagens forjadas e notícias desconexas em pequenos jornais foi encontrado no mundo real. No mundo das referências de Loki, entretanto, lá está o arcade no esconderijo dos Loki que acolheram a “nossa” Variante.

 

Ecto Cooler Hi-C

O Ecto Cooler Hi-C foi uma bebida de edição limitada lançada em 1989 como parte da promoção do filme dos Caça-Fantasmas. Uma dessas caixinhas foi parar no Vazio no Fim dos Tempos para ser apreciada pelo Jovem Loki.

Loki, Deus dos Rejeitados

Após contar a história de como foi pego pela AVT, o Velho Loki disse que eles não eram os Deuses da Mentira, mas sim os Deuses dos Rejeitados. Em 2019, na edição 5 do quadrinho Loki, o personagem chega a mesma conclusão ao analisar sua relação com outros rejeitados como ele.

 

Presidente Loki e Loki Barbudo

O quinto episódio da primeira temporada de Loki conta com vários e vários Loki. Alguns mostrados só de passagem, enquanto outros possuem aparições mais impactantes. No meio do caminho estão Presidente Loki, que foi retirado diretamente dos quadrinhos onde, na história Vote Loki, o Deus da Mentira se candidata a presidência dos Estados Unidos.

Outro que aparece é o Loki Barbudo, com óculos escuros e os chifres feitos com cabelos que apareceu também junto de vários outras Variantes na demonstração de hologramas feito pela AVT no segundo episódio da série.

O Carro de Mobius – Pizza Planet

Além da Marvel, a Disney também é dona da Pixar — além de 90% das propriedades intelectuais relevantes no mundo moderno. Nos filmes da Pixar, o carro da Pizza Planet sempre dá um jeito de aparecer. E apesar de não ser exatamente o mesmo modelo, um veículo parecido é o que Mobius encontra no Vazio para resgatar Sylvie.

A placa do carro, GRN W1D, é uma referência à Mark Gruenwald, um escritor da Marvel que serviu como referência física à versão dos quadrinhos de Mobius, além de ser um dos co-criadores de Alioth nos anos 90.

USS Eldridge

Após Loki decidir que derrotaria Alioth para reencontrar Sylvie, somos apresentados à uma demonstração de poder da criatura, que devora com facilidade um navio que acabara de ser “podado”.

O navio em questão é o USS Eldridge, que teorias da conspiração afirmam ter feito parte do Projeto Filadélfia, um teste secreto dos Estados Unidos que tornou a embarcação completamente invisível por alguns minutos.

A Nave de Ronan

Durante o percurso para enfrentar Alioth, o time de Lokis+Mobius acaba passando por destroços que são muito parecidos com a nave do vilão do primeiro Guardiões da Galáxia, Ronan. Dark Aster foi destruída na Batalha de Xandar, o que significa que alguma versão de Ronan conseguiu sobreviver à essa batalha… Mas AVT não deixou passar.

Tribunal Vivo

Um dos personagens mais poderosos de todo multiverso Marvel, o Tribunal Vivo é um mediador cósmicos da bagunça que é… Bem… o Multiverso Marvel.

De alguma forma uma estátua dessa criatura de poderes universais foi podada pela AVT. O que não é de se estranhar, na verdade. O Tribunal Vivo tem um papel muito semelhante ao dos Guardiões do Tempo, que descobrimos no episódio anterior serem apenas marionetes robóticas. Quem quer que esteja por trás da AVT quer controlar as informações sobre poderes cósmicos.

Helicarrier

O heliporto gigantesco da SHIELD tem um design muito fácil de ser reconhecido. Além de aparecer em Deadpool, uma versão alternativa dessa outra nave também aparece no Vazio.

Lævateinn

O Mjolnir não foi a única arma da mitologia nórdica a aparecer nas referências Episódio 5 de Loki. Lævateinn foi forjada pelo próprio Loki nas histórias antigas e, em algumas versões, possui um lâmina flamejante como a demonstrada na série.

 

Confira Também

 

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade