Dois jogos independentes sobre descascar batatas se tornaram o centro de uma disputa entre seus desenvolvedores. Rado Klasa acusou Golden Horn Studios de copiar a ideia de 1,000,000 Potatoes em Potato Please, enquanto o estúdio negou qualquer relação entre os projetos e rejeitou a alegação de que teria usado inteligência artificial para criar o game.
We need to address this directly. Calling our game a “clone” and implying it was made with “a simple AI prompt” are serious accusations.
We had never seen your game before these posts. Potato Please originated independently from a potato meme and video popular in our community.…
— Potato Please (@potatopleasee) September 21, 2026
1,000,000 Potatoes é um jogo em primeira pessoa com física baseada na interação do jogador com batatas. O projeto também apresenta uma ambientação inspirada no universo militar. Klasa mostrou o conceito pela primeira vez em julho, durante o desenvolvimento de uma versão criada para uma game jam do GMTK, mas ainda não havia lançado uma página do título na Steam.
A acusação surgiu depois que Indie Game Joe compartilhou um trailer de Potato Please no X. Ao identificar semelhanças entre os dois jogos, Klasa afirmou que o projeto da Golden Horn Studios teria sido clonado e lançado antes de sua criação. O desenvolvedor também sugeriu que o concorrente poderia ter sido produzido principalmente a partir de um simples comando para uma ferramenta de inteligência artificial.
Klasa declarou que havia adiado a divulgação de 1,000,000 Potatoes para aprimorar cuidadosamente suas mecânicas. Para ele, o tempo dedicado ao polimento deveria diferenciar o jogo de uma suposta cópia, embora tenha lamentado que o outro título chegasse ao mercado primeiro.
A Golden Horn Studios respondeu diretamente às acusações e afirmou que sua equipe nunca havia visto o jogo de Klasa antes da discussão. Segundo o estúdio, Potato Please nasceu de um meme sobre batatas e de um vídeo popular entre sua comunidade. A empresa também declarou que conceitos semelhantes não são, por si só, evidência de cópia.
O estúdio negou ainda o uso de inteligência artificial no desenvolvimento e disse que pessoas reais dedicaram tempo significativo ao design, à modelagem, à programação e à produção do jogo. A equipe afirmou estar disposta a discutir semelhanças concretas, mas considerou injusto que especulações sobre seu trabalho fossem apresentadas como fatos.
Até 22 de setembro de 2026, Rado Klasa ainda não havia respondido publicamente à manifestação da Golden Horn Studios. O caso mostra como ideias simples podem coincidir no cenário independente, mas também reforça que acusações de cópia exigem evidências concretas, especialmente quando podem afetar diretamente a reputação de equipes pequenas.

