Categorias: Games

Jogo de terror é removido do Steam por causa de piada com o presidente da China

Recentemente, o estúdio taiwanês da Red Candle lançou o jogo de terror Devotion, que foi fortemente inspirado no P.T. Lançado no dia 19 de fevereiro, o game foi relativamente bem aceito pelos jogadores, até que do nada ele foi removido da plataforma da Valve.

A polêmica envolta do jogo começou ainda na semana passada, quando os jogadores chineses encontraram um pôster no jogo que faz referência a um meme que compara o presidente da China, Xi Jinping, ao Ursinho Pooh.

Para piorar a situação, a imagem ainda continha a frase “Xi Jinping o Ursinho Pooh idiota”. A comparação e a frase irritaram bastante os jogadores chineses, que bombardearam a página do jogo com reviews negativos, deixando-a com menos de 30% de aprovação.

Em um primeiro comunicado, a Red Candle pediu desculpas pelo ocorrido, afirmando que se tratava de um “acidente” a arte ter passado na revisão final do jogo.

“Sobre o incidente anterior da arte, toda a equipe da Red Candle Games tem a responsabilidade deste erro muito pouco profissional. Não é a visão da Red Candle projetar secretamente uma ideologia, nem atacar qualquer pessoa no mundo real. Nos esperamos que todos possam se manter calmos e voltar o foco para a mensagem central do jogo, que poderá ser obtida através da experiência de jogar Devotion.”

No entanto, isso não foi o suficiente para acalmar os jogadores e nesta segunda-feira (25) a desenvolvedora removeu o jogo do Steam e emitiu um novo comunicado (via Polygon).

“Devido a problemas técnicos que causaram travamentos inesperados e outras razões,  estamos retirando Devotion da loja do Steam para realizar outra verificação completa de controle de qualidade. Ao mesmo tempo, gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para aliviar a pressão em nossa comunidade, resultante do anterior incidente com a arte. Nossa equipe também revisará o material do jogo mais uma vez, certificando-se de que nenhum outro material não intencional esteja inserido.”

Além disso, a Red Candle também removeu do seu canal oficial todos os vídeos de Devotion, mas parece que a raiva dos jogadores chineses foi tanta que acabou sendo transferida para outros jogos da desenvolvedora, que agora também estão recebendo análises negativas (via Kotaku).

No ano passado uma polêmica parecida ocorreu com o trailer de Kingdom Hearts 3, onde todas as imagens em que o Ursinho Pooh aparece foram censuradas.

O meme comparando Xi Jinping ao Ursinho Pooh foi criado em 2013, em uma foto onde ele aparece caminhando com o presidente Barack Obama. Xi aparentemente não gostou nada da comparação e baniu do país qualquer tipo de veiculação do personagem, incluindo o filme Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível, que não foi exibido na China.

Este website utiliza cookies