Imagine um cenário onde o Overwatch permitisse que você selecionasse a sua função – DPS, Suporte e Tanque – antes de entrar na partida. Assim, quando o seu time tivesse formado, todos já saberiam em quais funções desejam ir, não haveria discussões, brigas e rages. Possivelmente até alcançaríamos a paz mundial.
Mas segundo a Blizzard implementar esse sistema é “complicado”. Em uma entrevista cedida a Kotaku, Jeff Kaplan explicou o motivo do jogo ainda não ter filas baseadas em funções e revelou que a equipe desenvolvimento já debateu bastante sobre isso.
“Há basicamente duas versões que a comunidade propôs e nenhuma delas é totalmente satisfatória para mim. “
“Uma é a versão baseada no sistema de honra, onde eu entro na fila como tanque, mas na verdade eu que jogar de McCree, e o jogo permite que eu faça isso, já que Overwatch é muito sobre responde de forma fluídica em relação a composição do time inimigo. A outra versão é a que trava e eu acho que isso prejudica também o espirito do jogo.”
Kaplan disse ainda que acha essa ideia um bom ponto de partida, mas ainda precisa ser mais polida. Ele usou como exemplo o localizador de grupo do World of Warcraft, que permitem os jogadores escolherem funções para fazer, masmorras, raids ou conteúdos PvP.
“A questão agora é que se não formo cuidadosos, vamos enfrentar uma enxurrada de Tanques e Suportes nas filas. Leva alguns segundos e você já está fazendo um masmorra. Mas se você diz que quer ser DPS, levará uns 30 minutos. Eu não acho que é o que as pessoas estão esperando para agora. Então eu quero ser cuidadoso.”