A proposta de Anthem, RPG da BioWare, é bastante ambiciosa. Mas tão grande quanto a expectativa é a preocupação dos gamers com a sua história.
Famosa por seus jogos single-player focados em história e com grandes diálogos, a BioWare aposta em Anthem como uma expansão disso: além de um RPG ele seria um multiplayer com mundos compartilhados entre os jogadores. Mas como se desenvolveria a história dele? Teremos controle sobre o nosso próprio jogo ou ele ficará completamente suscetível às ações de outros jogadores?
Após o lançamento da demo, que obviamente não mostrou tudo o que Anthem pode fazer, o gerente geral da BioWare, Casey Hudson tratou de vir a público para falar sobre o desenvolvimento geral dos jogos e também sobre a preocupação dos jogadores com relação a Anthem. Ele inicia falando:
“Videogames são um meio único. A única coisa que permanece a mesma é que eles estão em constante evolução. Muitas das coisas que amamos nos jogos agora não eram possíveis há alguns anos. E essa é uma das coisas mais difíceis de se fazer jogos – continuar a inovar e evoluir, mantendo-se fiel às expectativas dos jogadores em relação a experiências anteriores.”
Ele então foca mais nos jogos da BioWare:
“Em um jogo da BioWare você deve sentir como se a história fosse sobre você. Criar seu próprio personagem, decidir o que acontece com ele e se tornar um herói. Acredito que essa seja a razão pela qual as pessoas estão preocupadas, em como iremos colocar essas coisas em um jogo multiplayer, já que é algo que ainda não foi feito por ninguém.”
E mais especificamente sobre Anthem:
“Com Anthem estamos enfrentando esse problema de frente e estruturando o design do jogo para oferecer uma solução específica para isso. Nós vamos compartilhar com vocês essa solução e como ela funciona muito em breve.”
“Nós acreditamos que ele (Anthem) cria uma experiência única onde você controla sua própria história, mas sua história está situada em um mundo multiplayer que está em constante mudança. E mesmo que Anthem tenha o seu melhor em jogar online como parte de uma comunidade, você poderá escolher jogar a sua história somente com seus amigos ou até mesmo sozinho.”
Não sei vocês, mas eu estou bastante curioso para ver o que Anthem vai oferecer e como vai equilibrar a história com o multiplayer. O jogo será mostrado na EA Play, que ocorre pouco antes da E3 deste ano.