A indústria de games na China cresceu a “taxas chinesas” (com o perdão do trocadilho) entre 2011 e 2012, tendo um aumento de 38% no período e pulando de 9,7 bilhões para mais de 13 bilhões de dólares, segundo a China Games Party, o comitê que regula o mercado de jogos no país.
Como os consoles da geração passada, Xbox 360, PS3 e Wii, estão banidos no país, o PC reina absoluto por lá, representando quase 65% do mercado, com receita de cerca de 8,7 bilhões de dólares, sendo que jogos para browser e jogos sociais faturaram 2 bilhões e 1 bilhão de dólares, respectivamente.
A China tem um mercado interno de games bem forte também, e em forte expansão. Jogos desenvolvidos por lá faturaram US$ 7,8 bilhões em 2012, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
Lembram que eu falei que os consoles de mesa estavam banidos naquele país? O mercado de consoles arrecadou míseros 15 milhões de dólares. O país está considerando remover as restrições à comercialização desses produtos, já que faz mais de 12 anos que eles são proibidos por lá. Com notícias recentes de uma parceria entre a Microsoft e uma empresa local para lançar entretenimento para a TV, parece que o primeiro a chegar por lá será o Xbox One mesmo.
Para fechar o balanço, o departamento de jogos online continua sendo o carro chefe da economia de games chinesa. Os jogos online representaram
O que vocês acharam dessa? O mercado chinês está longe de chegar perto do americano até então, que fechou 2012 com receitas de cerca de 82 bilhões de dólares, mas cresce a uma velocidade impressionante. Quem dera o do Brasil também fosse assim.