GTA comumente é associado a diversos problemas habituais, e não é de hoje que o game é culpado por questões de violência e até mesmo uso de drogas. No entanto, um caso que ocorreu na Inglaterra parece ter superado qualquer noção de realidade, em uma tentativa nada ortodoxa de ensino.
Em Blackpool, na Inglaterra, um garoto de 11 anos foi pego dirigindo um carro de verdade. O jovem estava acompanhado de um familiar, que alegadamente estava “cansado da criança jogando Grand Theft Auto o dia todo no Playstation“. O caso foi relatado pela polícia de Lancaster, que apreendeu o veículo e registrou queixa contra o familiar.
Em uma tentativa de limitar a jogatina do rapaz, seu familiar – cujo nome não foi revelado pela polícia – resolveu leva-lo para dirigir um Vauxhall Astra. De acordo com o testemunho, o garoto teria sido levado para “praticar” direção.
Apesar da declarada “boa intenção” o adulto responsável responderá por Infração de Trânsito, considerando que é necessário ao menos ter 15 anos e 9 meses para ter direito à prática supervisionada. E mesmo assim, ainda é necessária uma carta provisória que permita transitar pelas ruas ao guiar um veículo motorizado.
No fim das contas, o rapaz deve ter retornado ao GTA, enquanto seu parente terá que lidar com uma multa considerável.