Pode admitir: Até você, que não gosta tanto de futebol, assiste os jogos da Copa do Mundo. O evento tem uma atmosfera especial, que cativa até aqueles não tão familiarizados com o que acontece nos gramados ao redor do mundo durante os 4 anos que separam as edições do torneio. Você sabe disso, eu também, e a EA Sports não podia deixar isso de lado.
FIFA World Cup Brazil 2014, o jogo baseado na edição desse ano da Copa do Mundo, é o “FIFA mais acessível que já fizemos”, segundo o produtor Matt Prior. O jogo vai na contramão do que vem sendo feito com a série, deixando o jogo mais rápido e bem mais intuitivo, ao contrário da cadência e precisão que vem sendo vista em FIFA 14.
Foi introduzida a dificuldade “Iniciante”, abaixo do Amador. O sistema de Dois Botões também está de volta, para que jogadores casuais não tenham problemas com comandos. Os chutes e passes serão assistidos, fazendo com que o jogador não tenha que se preocupar tanto com a direção ao passar a bola ou chutar a gol.
A decisão de não lançar nenhum modo como conteúdo de DLC para FIFA 14, a exemplo do que aconteceu com a Euro 2012 na época, também tem ligação com a acessibilidade, já que a EA chegou a conclusão de que não lançar o jogo em standalone afastaria o jogador casual, e alienaria cerca de 64% do público que passa a comprar o jogo nessa época,além de afastar a possibilidade de adicionar coisas novas ao jogo.
De fato, perder o “bandwagon” da competição seria ingenuidade comercial, mas será que o jogo realmente vai vender bem?