O modo Friendly Fire (Fogo Amigo) não chega a ser uma grande novidade no mundo dos FPS, no entanto, com exceção de Counter-Strike: Global Offensive, a maioria dos shooters da atualidade preferem não adicionar esse tipo de recurso, principalmente porque exigi de todos os jogadores uma comunicação muito maior, além de ser mais fácil para um único jogador estragar a experiência de todos do seu time.
Mas um usuário do Reddit conhecido como IWishIWasATurnip, resolveu fazer um belo exercício de imaginação, criando quais seriam os principais conceitos de um modo Friendly Fire aplicado em Overwatch.
A ideia pode parece um pouco maluca, já que além de ter um foco bem mais casual, diversos heróis de Overwatch causam muito dano em área, que seria totalmente impossível de controlar.
No entanto, o usuário explica que “O Friendly Fire Mode seria um modo de jogo em que os jogadores não só seriam capazes de matar membros da equipe inimiga, mas também membros de sua própria equipe. Acredito que este modo acrescentaria uma camada nova e importante de estratégia, além de aumentar o a importância pensamento em equipe de Overwatch “.
Ele continua dizendo que embora esse modo fosse mais punitivo para os jogadores que estão começando, ele ensinaria a todos uma forma diferente de pensar no seu posicionamento, nas suas habilidades e no agrupamento do seu time, tornando Overwatch um shooter ainda mais baseado em equipe.
Para não ficar só nas justificativas, o fã ainda criou alguns tópicos, que serviriam como as principais diretrizes em que esse modo seria construído:
- Os jogadores poderiam usar suas armas para ferir (e matar) heróis aliados.
- Para evitar as mortes propositais, o dano causado aos heróis aliados não carregariam sua barra de ult
- Habilidades de cura não curariam heróis inimigos
- Heróis que usam escudo como Reinhardt e Orisa ainda poderiam ser atingidos por aliados pelas costas
- Os ultimates também causariam dano aos aliados, com exceção da Moira
- As torres do Torbjorn e as sentinelas da Symmetra só atacariam heróis inimigos
O post original que você pode conferir aqui, ainda detalha como funcionaria a interação as principais habilidades de cada herói e sem dúvida é um trabalho muito bem feito.De qualquer forma, é difícil de imaginar algo assim sendo implementado ao jogo, talvez em um modo temporário com escolha de heróis limitada ou como um recurso para os jogos personalizados.
E aí, acham que daria certo esse modo?