Ex-funcionários da Larian criticam declarações do CEO sobre uso de IA

As declarações recentes do CEO da Larian Studios, Swen Vincke, sobre o uso de inteligência artificial na empresa geraram reações negativas de ex-funcionários. Após afirmar que “todos na empresa estão mais ou menos de acordo com a forma como usamos IA”, ex-integrantes da equipe responderam publicamente, acusando o estúdio de estar ocultando o desconforto real dos funcionários.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

Anne Méthot, ex-teste de qualidade da Larian, afirmou em sua conta no X (antigo Twitter) que não está surpresa com a postura da empresa e acusou Vincke de mentir ao afirmar que todos estariam de acordo com a adoção da tecnologia. Outra ex-funcionária, Selena Tobin, também comentou que adorava trabalhar na Larian “até a IA” ser implementada, e pediu mais respeito com os desenvolvedores, reforçando que o time “não precisa de ajuda de IA para criar ideias incríveis”.

CEO tenta justificar uso de IA, mas críticas continuam

PUBLICIDADE

Em meio à repercussão, Swen Vincke voltou a se pronunciar afirmando que a Larian não está forçando a substituição de artistas conceituais por IA e que o estúdio busca usar novas tecnologias de forma responsável. Segundo ele, os processos internos continuam evoluindo e mudanças serão feitas se o uso da IA se mostrar ineficiente ou desalinhado com os valores da empresa.

Larian esclarece que novo Divinity não será com um Baldur's Gate 4

O estúdio também anunciou que realizará uma sessão de perguntas e respostas após o recesso de fim de ano para esclarecer dúvidas e detalhar melhor sua posição sobre a integração de IA no desenvolvimento de jogos. Ainda assim, o caso expõe o crescente desconforto no setor com o uso da tecnologia em áreas criativas, especialmente quando envolve equipes com alto nível de especialização como a da Larian.

A Larian Studios, responsável pelo sucesso de Baldur’s Gate 3, recentemente anunciou um novo projeto da franquia Divinity, mas as controvérsias em torno da IA ofuscaram parte do entusiasmo da comunidade.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.