As declarações recentes do CEO da Larian Studios, Swen Vincke, sobre o uso de inteligência artificial na empresa geraram reações negativas de ex-funcionários. Após afirmar que “todos na empresa estão mais ou menos de acordo com a forma como usamos IA”, ex-integrantes da equipe responderam publicamente, acusando o estúdio de estar ocultando o desconforto real dos funcionários.
Anne Méthot, ex-teste de qualidade da Larian, afirmou em sua conta no X (antigo Twitter) que não está surpresa com a postura da empresa e acusou Vincke de mentir ao afirmar que todos estariam de acordo com a adoção da tecnologia. Outra ex-funcionária, Selena Tobin, também comentou que adorava trabalhar na Larian “até a IA” ser implementada, e pediu mais respeito com os desenvolvedores, reforçando que o time “não precisa de ajuda de IA para criar ideias incríveis”.
CEO tenta justificar uso de IA, mas críticas continuam
LOL As someone who's worked there 4 years, I'm not surprised
''Larian Studios Leaning Into Generative AI Despite Internal Pushback: ‘Everyone At The Company Is More Or Less OK With The Way We’re Using It’''
He's lying about people being okay with ithttps://t.co/NyBuAFUXw3
— Hanner (@GangstHannah) December 16, 2025
Em meio à repercussão, Swen Vincke voltou a se pronunciar afirmando que a Larian não está forçando a substituição de artistas conceituais por IA e que o estúdio busca usar novas tecnologias de forma responsável. Segundo ele, os processos internos continuam evoluindo e mudanças serão feitas se o uso da IA se mostrar ineficiente ou desalinhado com os valores da empresa.

O estúdio também anunciou que realizará uma sessão de perguntas e respostas após o recesso de fim de ano para esclarecer dúvidas e detalhar melhor sua posição sobre a integração de IA no desenvolvimento de jogos. Ainda assim, o caso expõe o crescente desconforto no setor com o uso da tecnologia em áreas criativas, especialmente quando envolve equipes com alto nível de especialização como a da Larian.
A Larian Studios, responsável pelo sucesso de Baldur’s Gate 3, recentemente anunciou um novo projeto da franquia Divinity, mas as controvérsias em torno da IA ofuscaram parte do entusiasmo da comunidade.

