Estudantes criam o bot mais mortal da história de Doom

Doom é um dos jogos mais importantes da história dos games, seja por ter revolucionado o mundo dos jogos de tiro em primeira pessoa, praticamente fundando o gênero e influenciando a maioria dos jogos subsequentes a ele, seja por ainda hoje ser um objeto de estudo de muita gente que quer aprender a criar mods, trabalhar com inteligência artificial ou simplesmente tentar fazer o jogo rodar em hardwares exóticos, como uma torradeira.

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Além de uma campanha, Doom ainda conta com um modo multiplayer, algo extremamente raro na época do seu lançamento e, agora, esse modo conta com o bot mais mortífero da história. Desenvolvido por dois estudantes da Carnegie Mellon University (Guillaume Lample e Devendra Chaplot), o bot usa a mesma rede neural que permitiu à DeepMind do Google aprender a jogar jogos de Atari sozinha.

Como você deve imaginar, programar uma inteligência artificial a aprender a jogar sozinha requer um monte de engenharia de software. Para que o bot, que recebeu o nome de Arnold, conseguisse aprender a jogar o game, os estudantes tiveram que programar tanto uma memória de curta duração quanto uma memória de longa duração. Para que a inteligência artificial não trapaceasse contra jogadores, ela só funciona, de fato, com a informação que é visível para o personagem, ou seja, ela não enxerga fora da tela nem tem acesso a dados do mapa, como as inteligências artificiais geralmente tem, para aumentar a fidelidade dela, e ela nem precisa disso no fim das contas.

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Para aprender a jogar o jogo, Arnold demorou mais de 50 horas no processo de aprendizagem, e, no fim das contas, os estudantes tiveram que programar um acesso à API de Doom para quem o bot acelerasse um pouco o processo de aprendizado. Arnold ficou em segundo lugar numa competição de inteligências artificiais visuais (ou seja, que reagem apenas ao que aparece na tela), mas teve o maior número de mortes dentro do torneio.

Abaixo, vocês conferem um vídeo dele em ação, é impressionante:

YouTube video

Quer aprender mais sobre o processo de criação de Arnold? O artigo científico sobre a criação da inteligência artificial pode ser lido aqui.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.