O mundo dos Esports Ć© um mercado que nĆ£o para de crescer nos Ćŗltimos anos, com inĆŗmeros jogos sustentando uma fanbase absurdamente grande, campeonatos competitivos passam a chamar muito a atenĆ§Ć£o do mundo inteiro.
Isso faz o mercado girar de muitas formas, como ingressos vendidos para esses eventos e atƩ mesmo jogadores fazendo apostas nos Esports preferidos deles, com cassinos online e dinheiro real circulando.
Os Esports mais assistidos do mundo
O mercado de Esports atualmente consegue movimentar milhƵes de dĆ³lares por ano e tudo isso Ć© graƧas a imensa fanbase que certos jogos no mundo inteiro tem. Jogos em destaque nessa lista sĆ£o League of Legends, CS:GO, Mobile Legends, DOTA 2 e PUBG Mobile.
Em 2021, League of Legends ficou marcado como o Esport mais assistido do ano, segundo o Esports Charts. A plataforma nĆ£o considera o pĆŗblico chinĆŖs, pois segundo eles a China tem um jeito bem “peculiar” de medir sua audiĆŖncia. League of Legends conseguiu figurar em primeiro lugar em 2021 inteiro com mais de 4 milhƵes de jogadores simultĆ¢neos e mais de 600 milhƵes de horas assistidas, confira abaixo os 5 primeiros colocados do ano de 2021:
Jogo | Horas assistidas | Espectadores simultĆ¢neos | MĆ©dia | Horas de transmissĆ£o | |
1Āŗ | League of Legends | 664.156.489 | 4.018.728 | 51.633 | 12.863 |
2Āŗ | CS:GO | 410.809.232 | 2.748.434 | 24.507 | 16.767 |
3Āŗ | Mobile Legends | 387.292.000 | 3.191.404 | 74.785 | 5.179 |
4Āŗ | Dota 2 | 347.635.244 | 2.741.514 | 33.022 | 10.528 |
5Āŗ | PUBG Mobile | 216.760.379 | 3.801.998 | 24.184 | 8.963 |
Os nĆŗmeros acima nĆ£o mentem, os Esports movimentam milhares de pessoas apenas para assistir os jogos online, e isso por consequĆŖncia tambĆ©m movimenta milhƵes de reais todos os anos, seja com propagandas ou cassinos online, onde o jogador consegue apostar em seu time favorito e com isso fazer uma grana extra.
League of Legends Ć© um MOBA 100% gratuito e capaz de rodar em configuraƧƵes bem fracas de computadores, esses dois fatores somados a diversĆ£o imersiva do MOBA fazem a fanbase dele ser extremamente grande no mundo inteiro, sendo um dos jogos lĆderes em audiĆŖncia e em movimentaĆ§Ć£o de dinheiro nos Esports todos os anos.
O Words 2021 foi o campeonato mundial de League of Legends que aconteceu em 6 de novembro entre a chinesa EDward Gaming (EDG) e a sul-coreana DWG KIA. Com um total de 4.018.728 espectadores simultĆ¢neos, onde muitos deles estavam torcendo pelo seu time e pelas suas apostas feitas em cassinos online, movimentando assim uma grande quantia de dinheiro em um Ćŗnico jogo.
Em 2019, o mercado de Esports faturou um total de US$ 957,5 milhƵes, com a pandemia em 2020, o faturamento sofreu em 1,1% devido a falta de eventos presenciais e campeonatos para movimentar dinheiro, mas em 2021 isso nĆ£o foi um problema e o mercado rapidamente se recuperou ao faturar mais de 1 bilhĆ£o em uma Ć©poca onde a crise estava instaurada em quase todos os outros mercados do mundo.
Segundo um estudo da Newzoo, a expectativa Ć© de que esse mercado continue a crescer cada vez mais e que em 2024 atinja um faturamento de US$ 1,6 bilhƵes. O principal fator que influĆŖncia diretamente no movimento de dinheiro no mercado Ć© o cenĆ”rio competitivo de jogos grandes como League of Legends e CS:GO.
A competiĆ§Ć£o Ć© o carro chefe do mercado, e ela traz diversas outras coisas junto, como o cenĆ”rio de streaming, venda de itens dentro do jogo, ingressos para eventos presenciais e a movimentaĆ§Ć£o de dinheiro atravĆ©s das apostas nos cassinos online.
OrganizaƧƵes, ligas e jogadores comeƧam a usufruir bastante de toda uma fanbase extremamente dedicada, e League of Legends, CS:GO, Mobile Legends, DOTA 2 e PUBG Mobile e muitos outros jogos competitivos que estĆ£o no topo do mundo fazem com que as pessoas se engajem ainda mais nesse meio, fazendo o mercado crescer cada vez mais. Todo ano diversas iniciativas incentivando jogadores profissionais a surgirem aparece, com o pĆŗblico assistindo e torcendo a todo vapor pelo seus times e jogadores preferidos.