PUBLICIDADE
InícioGamesE-SportsConheça os Esports com a maior fanbase e mais assistidos do mundo

Conheça os Esports com a maior fanbase e mais assistidos do mundo

O mundo dos Esports é um mercado que não para de crescer nos últimos anos, com inúmeros jogos sustentando uma fanbase absurdamente grande, campeonatos competitivos passam a chamar muito a atenção do mundo inteiro.

PUBLICIDADE

Isso faz o mercado girar de muitas formas, como ingressos vendidos para esses eventos e até mesmo jogadores fazendo apostas nos Esports preferidos deles, com cassinos online e dinheiro real circulando.

Os Esports mais assistidos do mundo
Esports – Reprodução
PUBLICIDADE

Os Esports mais assistidos do mundo

O mercado de Esports atualmente consegue movimentar milhões de dólares por ano e tudo isso é graças a imensa fanbase que certos jogos no mundo inteiro tem. Jogos em destaque nessa lista são League of Legends, CS:GO, Mobile Legends, DOTA 2 e PUBG Mobile.

Em 2021, League of Legends ficou marcado como o Esport mais assistido do ano, segundo o Esports Charts. A plataforma não considera o público chinês, pois segundo eles a China tem um jeito bem “peculiar” de medir sua audiência. League of Legends conseguiu figurar em primeiro lugar em 2021 inteiro com mais de 4 milhões de jogadores simultâneos e mais de 600 milhões de horas assistidas, confira abaixo os 5 primeiros colocados do ano de 2021:

Jogo Horas assistidas Espectadores simultâneos Média Horas de transmissão
League of Legends 664.156.489 4.018.728 51.633 12.863
CS:GO 410.809.232 2.748.434 24.507 16.767
Mobile Legends 387.292.000 3.191.404 74.785 5.179
Dota 2 347.635.244 2.741.514 33.022 10.528
PUBG Mobile 216.760.379 3.801.998 24.184 8.963
Esports – Reprodução

Os números acima não mentem, os Esports movimentam milhares de pessoas apenas para assistir os jogos online, e isso por consequência também movimenta milhões de reais todos os anos, seja com propagandas ou cassinos online, onde o jogador consegue apostar em seu time favorito e com isso fazer uma grana extra.

League of Legends é um MOBA 100% gratuito e capaz de rodar em configurações bem fracas de computadores, esses dois fatores somados a diversão imersiva do MOBA fazem a fanbase dele ser extremamente grande no mundo inteiro, sendo um dos jogos líderes em audiência e em movimentação de dinheiro nos Esports todos os anos.

O Words 2021 foi o campeonato mundial de League of Legends que aconteceu em 6 de novembro entre a chinesa EDward Gaming (EDG) e a sul-coreana DWG KIA. Com um total de 4.018.728 espectadores simultâneos, onde muitos deles estavam torcendo pelo seu time e pelas suas apostas feitas em cassinos online, movimentando assim uma grande quantia de dinheiro em um único jogo.

PUBLICIDADE
Esports – Reprodução

Em 2019, o mercado de Esports faturou um total de US$ 957,5 milhões, com a pandemia em 2020, o faturamento sofreu em 1,1% devido a falta de eventos presenciais e campeonatos para movimentar dinheiro, mas em 2021 isso não foi um problema e o mercado rapidamente se recuperou ao faturar mais de 1 bilhão em uma época onde a crise estava instaurada em quase todos os outros mercados do mundo.

Segundo um estudo da Newzoo, a expectativa é de que esse mercado continue a crescer cada vez mais e que em 2024 atinja um faturamento de US$ 1,6 bilhões. O principal fator que influência diretamente no movimento de dinheiro no mercado é o cenário competitivo de jogos grandes como League of Legends e CS:GO.

PUBLICIDADE

A competição é o carro chefe do mercado, e ela traz diversas outras coisas junto, como o cenário de streaming, venda de itens dentro do jogo, ingressos para eventos presenciais e a movimentação de dinheiro através das apostas nos cassinos online.

Esports – Reprodução

Organizações, ligas e jogadores começam a usufruir bastante de toda uma fanbase extremamente dedicada, e League of Legends, CS:GO, Mobile Legends, DOTA 2 e PUBG Mobile e muitos outros jogos competitivos que estão no topo do mundo fazem com que as pessoas se engajem ainda mais nesse meio, fazendo o mercado crescer cada vez mais. Todo ano diversas iniciativas incentivando jogadores profissionais a surgirem aparece, com o público assistindo e torcendo a todo vapor pelo seus times e jogadores preferidos.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.